Curso inédito oferecido pela Fundect capacita servidores em gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação

Solenidade realizada na terça-feira (15) marcou o encerramento do Curso em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, oferecido pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Tote Consultoria, a servidores e colaboradores da Fundação, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e da PGE (Procuradoria Geral do Estado).

A capacitação teve como objetivo melhorar o desempenho destas instituições do Executivo Estadual na busca por estratégias modernas de políticas públicas, com  aspectos práticos de utilização de instrumentos adequados ao Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, áreas essenciais para impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul, gerando novas oportunidades de negócios, aumentando a produtividade e eficiência dos setores produtivos, fomentando o turismo e formando profissionais qualificados.

A equipe da Secretaria-Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação participou da capacitação oferecida pela Fundect

O evento contou com a participação do secretário-Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, dos diretores executivos da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, Nalvo Franco de Almeida Junior e Jaime Pimentel Junior, do Assessor da Câmara Técnico-Científica da Fundação, professor doutor Fábio Edir dos Santos Costa, do reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Marcelo Augusto dos Santos Turine, da Coordenadora de Inteligência e Gestão Estratégica da PGE, Cristiane Muller Dantas e dos consultores da Tote, responsáveis pelo curso, doutora Ana Carolina Arêas e professor doutor Mário Neto Borges, ex-presidente do Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e  ex-presidente do Conselho Nacional de  Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na abertura do evento, o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, destacou a excelência e a dedicação dos servidores e colaboradores da Fundação. “Nossa equipe acredita na CT&I e na formação de capital humano. Por isso somos inovadores com bolsas de estudo, desde o ensino médio até o pós-doutorado, por isso temos editais inovadores como o Carbono Neutro, ODS e de pesquisa e extensão. A Fundect está na mesa das famílias sul-mato-grossenses, na carne que produzimos, nos grãos de soja e milho cultivados no campo, nos medicamentos, nas questões ambientais e na transformação digital e tecnológica. A Fundação é uma das bases do desenvolvimento do Estado e isso só acontece graças ao excelente trabalho dos servidores” disse o diretor-presidente.

O Secretário-Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, ressaltou que Mato Grosso do Sul tem um ambiente cada vez mais favorável à CT&I, com mais investimentos via Fundect e com a criação da secretaria-executiva. “Está na hora de pisar no acelerador, de aproveitar esta ambiência, e esta equipe qualificada pode fazer a diferença”.

Marcelo Augusto dos Santos Turine, reitor da UFMS e anfitrião do evento, falou da importância deste tipo de capacitação. “Precisamos de mais recursos humanos e de gestores que saibam e simplifiquem os processos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação” destacou o reitor.

Em sua palestra, o consultor da Tote, professor doutor Mário Neto Borges, ressaltou  a necessidade de valorizar a CT&I para o desenvolvimento social, econômico e científico do Estado, de forma sustentável. “Mato Grosso do Sul têm características próprias e o investimento do governo para um Estado verde, para bioeconomia e para o carbono zero abrem portas para captação de recursos internacionais em CT&I”, ressaltou Mário Neto.

Comissão Permanente na AL-MS

Ainda na terça-feira, o professor doutor Mário Neto Borges, a doutora Ana Carolina Arêas, o diretor científico da Fundect, Nalvo Franco de Almeida Junior e Fábio Edir dos Santos Costa, assessor da Câmara Técnico Científica da fundação, participaram da primeira reunião da Comissão Permanente de CT&I da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, presidida pelo deputado estadual, Júnior Mochi.

Na oportunidade, Mário Neto Borges levou à comissão a importância de adequar a Constituição Estadual ao Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Isso vai ser muito importante para o Estado porque vai facilitar não só o desenvolvimento científico e tecnológico, mas vai dar segurança jurídica para as instituições do Estado trabalharem com recursos públicos estadual e federal” destacou.

Maristela Cantadori, Fundect
Fotos: Leandro Benites

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
31°C
62% 75% 7m/s 340deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS