Partida no Estádio Douradão, às 15h, é a primeira do confronto inédito valendo a taça
Depois de garantir lugar na Copa do Brasil, o Dourados AC quer ir mais longe e tem pela frente dois jogos que valem o título do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (14), às 15h, o DAC recebe o Operário de Campo Grande na partida de ida da fase final em confronto que é reedição da semifinal do ano passado.
Esse primeiro jogo da final tem arbitragem de Paulo Henrique Vollkopf, auxiliado por Diego dos Santos Ruberto e Cícero Alessandro de Souza. O quarto árbitro é Raphael de Souza Cosmo e a quinta árbitra é Elita Maria da Silva. Todos fazem parte do quadro de arbitragem da CBF.
A transmissão acontece pelas rádios Grande FM 92,1, N FM 102,5, MS Web Rádio e Javé. Todas podem ser ouvidas pelo aplicativo Radiosnet no smartphone. Os canais Operário TV e TV FFMS do YouTube transmitem com imagens.
A partida de volta acontece no dia 21, no Estádio Jacques da Luz, na Capital. Por ter melhor campanha geral, o Operário é o mandante da partida que fecha a competição.
Neste domingo, às 9h, começa a venda de ingressos no Estádio Douradão. Segundo a direção do DAC, apenas ingressos de arquibancada estão disponíveis por R$ 30. Estudantes devidamente identificados pagam meia entrada.
Histórico
Apesar de ser um confronto recente, a disputa entre DAC e Operário já tem rivalidade latente e equilibrada. Desde o primeiro ano do Dourados na Série A, foram oito jogos, com três vitórias para cada lado e dois empates. Em 2021, foram quatro jogos, com três vitórias do time douradense e uma do Alvinegro. No último jogo do hexagonal final, vitória do DAC no Morenão por 4 a 2 que valeu o vice-campeonato.
Em 2022, foram dois jogos pelo hexagonal final, com um empate em 1 a 1 no Douradão e vitória do Galo em Campo Grande. No ano passado, o sistema do Campeonato Estadual mudou e a disputa aconteceu por um lugar na decisão. Na partida de ida, no Jacques da Luz, vitória do Operário por 2 a 1. Na volta, o time campo-grandense fez valer a vantagem do empate e segurou o 0 a 0 até o fim.
Campanha
Neste Estadual, a vantagem do Operário no geral é significativa. Na primeira fase, o Galo somou 20 pontos e terminou na liderança do Grupo A e invicto, enquanto o Dourados teve 17 pontos, mas uma derrota no Grupo B, também terminando em primeiro.
Na segunda fase, os dois times precisaram dos pênaltis para se classificar. O Operário venceu o Ivinhema no Estádio Saraiva por 1 a 0 na ida. Na volta, porém, foi surpreendido e perdeu a invencibilidade pelo mesmo placar. Nos pênaltis, o goleiro Elisson pegou duas cobranças e garantiu a classificação com vitória por 6 a 5.
Já o DAC enfrentou o Costa Rica e foram dois empates; 0 a 0 no Laertão e 1 a 1 no Douradão. Nos pênaltis, Léo Lopes pegou uma cobrança e os douradenses avançaram com 4 a 2.
Na semifinal, a campanha dos dois foi semelhante. O Operário, de virada, venceu a Portuguesa na ida por 3 a 2 em Sidrolândia e depois, em casa, fez valer a vantagem e se classificou com 0 a 0. O DAC foi ao contrário. Empatou na ida com o Corumbaense sem gols no Estádio Arthur Marinho e na volta, no Douradão, venceu por 2 a 0.
Somando as fases, o Operário tem 27 pontos, enquanto o Dourados acumulou 23 pontos.
Competições Nacionais
Por serem finalistas, os dois times representam o Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil 2025. Além do título estadual, disputam também vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa Verde, reservadas apenas ao campeão.