Desa Dileta Thomaz despede-se do Tribunal Pleno

Na sessão desta quarta-feira, 20 de setembro, os desembargadores do Tribunal Pleno despediram-se da Desa. Dileta Terezinha Souza Thomaz, que deixa a magistratura sul-mato-grossense no final de setembro e passa a desfrutar dos benefícios da aposentadoria. Ela completará 75 anos em outubro e entra para o rol dos inativos.

Emocionada, ela proferiu poucas palavras e confessou que não tem conseguido segurar as lágrimas a cada vez que se despede de uma seção e câmara de julgamento. Durante a sessão, com manifestações sinceras e de muito carinho, os desembargadores ressaltaram sua força, sua postura que honrou e dignificou a magistratura, sua luta e o fator de ser vencedora. 

O presidente do TJ, Des. Sérgio Fernandes Martins, arrancou risos do plenário quando relatou que todas as homenagens prestadas à desembargadora contrariavam seu pedido de discrição, já que ela não desejava destacar sua saída da atividade. 

“Dileta passou quase cinco anos nos brindando com sabedoria, bondade, imparcialidade e caráter ilibado. Nascida em Santo Ângelo, ele se despede deste Tribunal Pleno no dia em que se comemora o centenário da Revolução Farroupilha. Nos lembraremos sempre da gaúcha Dileta Terezinha Souza Thomaz, que deixará saudade”, disse ele.

Em nome do Tribunal Pleno, a Desa Elizabete Anache e a Desa Jaceguara Dantas da Silva entregaram para a amiga um lindo buquê de rosas, sob os aplausos dos magistrados e do público presente.

Saiba mais – Promovida para o cargo de desembargadora em setembro de 2018, quando na 7ª Vara Cível de Dourados, Dileta é a quinta mulher a ocupar o cargo desde a criação do Estado de Mato Grosso do Sul. Na época, ela assumiu a vaga destinada à magistratura, em consequência da aposentadoria do Des. Francisco Gerardo de Sousa. 

A gaúcha Dileta ingressou na magistratura sul-mato-grossense em junho de 1989, após aprovação no XI concurso de provas e títulos. Iniciou judicando na comarca de Anaurilândia. Em 1991, por remoção, passou a judicar em Deodápolis. Em outubro de 1994, foi promovida para Ponta Porã, comarca de segunda entrância. 

Uma nova promoção em junho de 2000 levou-a para a 6ª Vara Cível de Dourados. Por remoção, no ano seguinte, assumiu a 1ª Vara Criminal. Em agosto de 2011, por remoção, passou a judicar na 7ª Vara Cível de Dourados. Foi diretora do Foro e integrante de Turma Recursal. Dileta foi empossada no mais alto cargo da justiça de MS no dia 03 de outubro de 2018.

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
17°C
77% 0% 3m/s 180deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS