O Plenário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul sediou nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, o segundo dia do VI Fórum da Prescrição Legível, que aconteceu juntamente do 1º Encontro Nacional dos Conselhos Regionais de Farmácia sobre Prescrição Legível.
O evento contou com a participação do desembargador Nélio Stábile, coordenador do Comitê Estadual de MS do Fórum Nacional da Saúde do CNJ, que participou da mesa de abertura representando o presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins. O magistrado foi um dos homenageados pelo Conselho Regional de Farmácia do MS pela contribuição relevante no enfrentamento à prescrição ilegível.
O Des. Nélio Stábile parabenizou o Conselho Regional de Farmácia e reforçou a importância do evento no combate à prescrição ilegível como uma ação fundamental para melhorar o atendimento ao cidadão sul-mato-grossense nas redes pública e privada de saúde em MS.
“A prescrição legível é muito importante para evitar tantos problemas na dispensação equivocada por culpa de prescrição que não seja completamente legível, que, sem dúvida, afeta toda a sociedade, todas as áreas, não só a área médica e área de farmácia, mas também as ações judiciais que podem se seguir na atuação da Defensoria Pública e do Ministério Público, tanto estadual quanto federal”, ressaltou o desembargador.
Para a presidente do Conselho Regional de Farmácia do MS, Daniely Proença, a prescrição atendível tem um papel essencial na área da saúde ao promover um atendimento mais humanizado e responsável àqueles que necessitam dos serviços médicos.
“A gente pode escolher a melhor consulta, o melhor profissional, você pode ser atendido com toda a tecnologia que envolve a assistência farmacêutica e a atenção à saúde, mas esse pedaço de papel, essa prescrição, ela vai acabar na mão do farmacêutico. E esse é o nosso papel e o nosso compromisso. A prescrição atendível vem trazer esse atendimento humanizado, diferenciado e com muita responsabilidade”, disse Daniely Proença.
O Fórum da Prescrição Legível foi voltado para farmacêuticos, gestores de saúde, agentes políticos, lideranças classistas, dirigentes de autarquias federais na área da saúde e lideranças acadêmicas. Durante o evento, lideranças farmacêuticas de todo o país reuniram-se com prescritores e representantes do Poder público para debater estratégias de implantação e aprimoramento da prescrição legível, com o intuito de beneficiar a população e proteger os profissionais de saúde.
O segundo dia do evento teve a apresentação de quatro painéis para tratar sobre temas relevantes, como a adoção da prescrição eletrônica e a prescrição de medicamentos em sistemas informatizados na atenção básica do SUS. Representantes do CRF-MS também abordaram as experiências do estado no enfrentamento à prescrição ilegível, bem como os investimentos e avanços na prescrição médica nas unidades públicas de saúde de Campo Grande.
Além disso, representantes do Conselho Federal de Farmácia e dos Conselhos Regionais das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul falaram sobre as ações feitas em cada região para a efetivação a prescrição legível como um pilar primordial no atendimento médico. Ao final das palestras, houve uma solenidade de assinatura da carta de compromisso das autoridades públicas e dos conselhos de classe em defesa da prescrição legível.
Saiba mais – A edição 2024 do Fórum da Prescrição Legível é uma realização do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS) com apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), do TJMS e de importantes instituições de vários setores.