Detran amplia modalidades de prova on-line na Capital

Serviço digital agora abrange infrações, renovações e cursos especializados

Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) ampliou, nesta terça-feira (18), a aplicação de provas on-line para as modalidades infração, renovação e cursos especializados. Em formato piloto, a nova fase foi implementada exclusivamente em Campo Grande.

A substituição do papel pelas provas diretamente nos computadores das salas de provas do Detran, começou em 2021 pelos exames para primeira habilitação e acaba de ter a implantação totalmente concluída, totalizando 31 municípios. A ferramenta é de fácil navegação e durante toda prova os alunos contam com o acompanhamento e suporte do aplicador de provas quanto à utilização do sistema.

Os resultados são bastante positivos, avalia o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade. “Seguimos em constante avanço, especialmente no que diz respeito à modernização. Nas provas de primeira habilitação, aumentou consideravelmente o número de aprovações. Corumbá, por exemplo, implantou a prova online em março de 2023. A média de aprovação ano passado era de 66%, e agora o aproveitamento lá está em 80%”, disse.

Dados da Divisão de Exames do Detran indicam que em Dourados, na comparação com o ano anterior, o desempenho foi melhorado em 10%, atingindo 82% de aprovação. Já em Sidrolândia as aprovações passaram de 61% em 2022 para 75% em 2023. O mesmo ocorre em São Gabriel do Oeste, que no comparativo de um ano para o outro teve aumento de aproximadamente 15% nas aprovações.

Conforme noticiado pela reportagem, nove cidades terão a prova da primeira habilitação totalmente digital a partir de agosto.

A medida que agiliza o processo já é adotada em Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas e Dourados. Conforme o departamento, passará a ser oferecida nas cidades de Bela Vista, Bodoquena, Camapuã, Cassilândia, Itaquiraí, Ivinhema, Mundo Novo, Sete Quedas e Sonora.

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
14°C
77% 75% 5m/s 190deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS