Morreu no início da noite desta sexta-feira (30), aos 72 anos, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Frei Janusz Mariano Danecki, o ‘Dom Mariano. Ele estava internado no Hospital Unimed e morreu após complicações de uma cirurgia no coração.
Nascido na Polônia, ele havia se tornado uma figura central na comunidade católica da capital sul-mato-grossense desde sua chegada, em 2015, nomeado pelo Papa Francisco. Sua fé, humildade e dedicação serão eternamente lembradas.
O velório de Dom Mariano deve ser na catedral, mas ainda não tem data e horário definidos.
Trajetória de Dom Mariano
Dom Frei Janusz Marian Danecki, OFM Conv – denominado dom Mariano Danecki – nasceu Sochaczew, na Polônia, em 08 de setembro de 1951. Ingressou no Seminário Menor de Niepokalanów em 1965, com quatorze anos, onde permaneceu até 1970. Recebeu a Ordenação Presbiteral em 19 de junho de 1977, em Sochaczew.
Exerceu seu Ministério Sacerdotal na Polônia por oito anos, passando por diversas paróquias e, também, pela Arquidiocese de Varsóvia, até o ano de 1984. Desempenhou atividade na Pastoral Vocacional e no Centro Vocacional de Niepokalanów.
No dia 14 de abril de 1985, foi enviado à Missão de São Maximiliano Maria Kolbe, no Brasil, onde exerceu diversas atividades.
No dia 25 de fevereiro de 2015, foi eleito, por Sua Santidade o Papa Francisco, como Bispo Titular de Regie e Auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande.