Dona da Player’s Tribune, Minute Media assume operação editorial da Sports Illustrated

O Authentic Brand Group anunciou um acordo para que a Minute Media, proprietária de marcas como The Player’s Tribune, assuma a operação editorial da Sports Illustrated. O acordo tem duração de dez anos, com opção de ser renovado por mais 30 anos, o que englobaria o centenário da revista.

Os valores do contrato não foram divulgados por ambas as partes, mas o Authentic Brands Group, que detém os direitos comerciais de celebridades como Marilyn Monroe e Muhammad Ali, ficará com uma participação acionária na Minute Media.

Mercado

O acordo representa uma expansão significativa para os negócios da Minute Media. A empresa, sediada em Nova York, foi fundada em 2011.

Além do The Players’ Tribune, o grupo é dono de portais de cobertura esportiva e do FanSided, rede com mais de 300 sites comerciais americanos de esportes, estilo de vida e entretenimento e boletins informativos.

A operação da empresa gera um faturamento de US$ 400 milhões por ano.

Crise

A Sports Illustrated está mergulhada em crise há alguns meses, após disputa entre o Authentic Brand Group e o Arena Group, que dirigia a revista desde 2019 e havia ameaçado encerrar com sua edição impressa. A revista surgiu em 1954.

Por sua vez, o novo detentor da marca acredita na viabilidade financeira de manter a operação nas bancas de revistas.

“Na atual era digital, ainda não é trivial e é bastante difícil construir sua própria marca e fazer com que as pessoas a conheçam e admirem”, afirma Asaf Peled, CEO da Minute Media.

“Então, quando você tem a oportunidade de trabalhar e desenvolver uma marca icônica como a Sports Illustrated, você aproveita”, acrescentou o executivo.

Planos

A Minute Media divulgou que planeja expandir as operações editoriais da revista globalmente e recontratar alguns dos funcionários que o Arena Group havia demitido. Peled diz que não saberia dizer ainda quantos funcionários retornariam até que a Minute Media começasse a operar o negócio, nesta semana.

“Estamos focados na criação de conteúdo esportivo em formato curto”, contou o novo chefe da Sports Illustrated.

A ideia é canalizar esforços na produção de vídeos e áudios e textos para consumo em dispositivos móveis.

A estratégia é similar à seguida na FanSided, que apresenta artigos e podcasts para torcedores. A empresa foi propriedade, por vários anos, da Time INc., antiga editora da Sports Illustrated, e da Players’ Tribune, que publica vídeos e textos de atletas escrevendo em primeira pessoa. A Player’s Tribune foi fundada por Derek Jeter, ex-jogador de beisebol, que se consagrou pelo New York Yankees e atingiu o Hall da Fama da modalidade.

Peled também afirma que a ideia é manter a tradição de jornalismo aprofundado da Sports Illustrated.

“É uma exceção à nossa estratégia central, mas não é a primeira vez que fazemos isso”, contou.

Brasil

No Brasil, o The Players’ Tribune será um dos patrocinadores do 3º Fórum Máquina do Esporte, que será realizado no próximo dia 9 de abril.

Eduardo Paulsen, diretor da empresa no Brasil, estará presente no painel “A relação do atleta com o fã”, que terá ainda a participação de Diego Ribas, ex-jogador do Flamengo.

Em janeiro, Paulsen participou do programa Maquinistas, da Máquina do Esporte, para falar sobre a experiência do The Player’s Tribune no Brasil.

Fonte

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