“Efeito Suárez” turbinou redes sociais e finanças do Grêmio em 2023

O ano de 2023 pode até não ter sido tão recheado de troféus quanto gostariam os torcedores do Grêmio. No fim das contas, o clube terminou levantando apenas a taça do Campeonato Gaúcho.

Mas futebol é algo que vai muito além de títulos. E, partindo-se dessa linha de raciocínio, os gremistas quase não têm do que reclamar. Na verdade, 2023 foi um ano histórico para a equipe, do ponto de vista do negócio esportivo.

Turbinado pelo “Efeito Suárez”, o Tricolor Gaúcho viu seu faturamento e seu desempenho nas redes sociais dispararem, desde a chegada do atacante uruguaio.

Com uma carreira vitoriosa, que inclui passagens bem-sucedidas por grandes clubes da Europa como Ajax, Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid, Luis Suárez possui atualmente 48,1 milhões de fãs, apenas no Instagram. Esse contingente é maior do que as somas dos perfis de Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Santos, que, juntos, possuem 47,6 milhões de seguidores na mesma rede.

Maior goleador da história da seleção uruguaia e ostentando as disputas de três Copas do Mundo no currículo, Luis Suárez ajudou a elevar o patamar do Grêmio, em todos os sentidos.

Dentro dos gramados, sua presença foi mais do que decisiva. E, para tanto, basta comparar o desempenho da equipe gaúcha com as de outros clubes que subiram para a Série A, no fim do ano passado.

Enquanto Bahia, Vasco e Cruzeiro precisaram lutar até as últimas rodadas do Brasileirão 2023 para fugirem do rebaixamento, o Grêmio conseguiu firmar-se no andar de cima da tabela, terminando com o vice-campeonato da competição.

A participação de Suárez foi essencial para que o Grêmio garantisse o segundo lugar na classificação geral da Série A, com 68 pontos conquistados, dois a menos que o campeão Palmeiras. Para quem duvida, basta lembrar de sua atuação de gala diante do Botafogo, quando marcou três gols que ajudaram a selar uma virada milagrosa por 4 a 3, fora de casa, em um jogo que parecia estar perdido.

O vice no Brasileirão 2023 rendeu ao clube a premiação de R$ 45,4 milhões. Sem esses três pontos alcançados no Estádio de São Januário, o Grêmio teria terminado em quinto lugar na tabela, vendo seu prêmio cair para 38,2 milhões.

Mas a premiação do Brasileirão é apenas um aspecto (pequeno) do negócio gigantesco que foi a passagem de Suárez por Porto Alegre.

Fonte de receitas

A chegada de Suárez ao Grêmio foi resultado de um investimento alto e arriscado feito pela diretoria do clube, que assumiu o cargo em novembro do ano passado.

Conforme noticiou a Máquina do Esporte na época, além de tentar resgatar o orgulho dos torcedores, depois de o time passar uma temporada na Série B, a contratação do uruguaio era vista como uma forma de aumentar o faturamento do Grêmio, que havia fechado o terceiro trimestre de 2022 com déficit acumulado de R$ 45 milhões.

O maior entrave, no entanto, estava em seu salário, estimado em R$ 1,5 milhão mensal. Mas, tão logo a contratação passou a ser ventilada pela imprensa, o clube viu uma disparada nas vendas das camisas personalizadas com o número 9, o mesmo que costuma ser utilizado pelo atacante nas equipes onde atua. Ou seja: Suárez já movimentava receitas antes mesmo de fechar com o Grêmio.

Para honrar com o salário do atleta, o Grêmio criou cotas de R$ 300 mil, que foram vendidas a patrocinadores, como Marquespan e o Arroz Prato Fino.

O clube também criou uma linha de produtos licenciados, que inclui cadernos, copos colecionáveis, flâmulas e canecas e não demorou a cair nas graças dos torcedores.

Um modelo de camisa retrô na cor celeste, produzido pela Umbro e inspirado no uniforme da seleção uruguaia, vendeu 12.297 peças, entre 31 de dezembro do ano passado e 30 de abril deste ano.

A linha de produtos licenciados contou até mesmo uma série premium com cuias e garrafas térmicas. Segundo projeções divulgadas pelo próprio Grêmio no início deste mês, a venda desses itens relacionados ao atleta gerou um faturamento de cerca de R$ 10 milhões.

Sócio-torcedor

Suárez também foi fundamental para o crescimento do programa de sócio-torcedor do Grêmio, que contava com pouco mais de 60 mil membros, antes da vinda do uruguaio. Desde então, 50 mil pessoas associaram-se ao clube, gerando um incremento de receitas na ordem de R$ 4 milhões, até o momento.

O time realizou um trabalho de marketing, convocando se torcedores a aderirem ao programa, de modo a ajudarem o Grêmio a alcançar e ultrapassar a marca de 100 mil sócios.

Um outro aspecto que é mais difícil de se quantificar, mas que provavelmente acabou sendo impactado pela contratação do atacante (e pelo próprio retorno à elite nacional), foi a presença de público nos jogos em casa, no Brasileirão. Em 2022, quando a equipe estava na Série B, sua média geral foi de 19,9 mil torcedores. Neste ano, ela saltou para mais de 31 mil pessoas por rodada, nas partidas realizadas na Arena do Grêmio.

Alcance nas redes

O “efeito Suárez” fez-se sentir com força nas redes sociais, ajudando a ampliar o alcance do Grêmio e de seus patrocinadores. Levantamento divulgado pela empresa de inteligência de mídia Tunad mostra aumentos nos percentuais de busca no Google, por palavras-chaves associadas ao clube, depois da chegada de Suárez.

A procura por “Sócio Grêmio”, por exemplo, cresceu 15,7%, na comparação entre janeiro e e novembro do ano passado e o mesmos meses de 2023. Já a busca pelo nome do time aumentou 7,2%.

O patrocinador Esportes da Sorte foi outro que registrou crescimento nas buscas, de 99,8 milhões de buscas, no ano passado, para 116,6 milhões, em 2023, elevação de 17,2%.

O levantamento também identificou aumentos nas menções às palavras “Grêmio” e “Suárez” no noticiário da Globo em São Paulo, maior mercado do país, no período de janeiro a novembro. No caso do clube, elas passaram de 877 para 3.198, incremento de 264%.

Já no caso do jogador, as menções aumentaram de 49 para 123, o que representa 151% a mais.

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