El Niño: onda de calor chega ao Estado e próxima semana será de temperaturas extremas

A onda de calor prevista pelos meteorologistas do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), chegou a Mato Grosso do Sul e deve manter as temperaturas acima de 40°C na maioria dos municípios nos próximos dias. Nessa quinta-feira (10), apesar da chuva que ocorreu em boa parte do Estado e ajudou a amenizar o calor, o município de Coxim registrou 40,3°C de temperatura máxima, a mais elevada do Estado.

Nota técnica feita pelo Cemtec/MS sobre a previsão do tempo para a Primavera já antevia mudanças severas na temperatura intensificadas pela atuação do El Niño – fenômeno que consiste no aquecimento das águas do Oceano Pacífico e provoca alterações no clima de todo o Planeta. Um dos impactos do El Niño nesse ano, apontados pelo Cemtec/MS na Nota Técnica divulgada em início de outubro, era, exatamente, o de amplificar as altas temperaturas.

Para essa sexta-feira (10) os termômetros devem chegar a 40°C nas regiões Central, Leste, Norte e Bolsão, enquanto nas regiões Sudoeste e Pantaneira as máximas podem bater 41°C. Ao mesmo tempo, a umidade relativa do ar segue baixa, com índices entre 10% e 30%. Nessa situação recomenda-se não se expor ao sol por muito tempo e ingerir bastante líquido.

No sábado e domingo e na próxima semana os modelos meteorológicos mostram que a onda de calor vai atuar sobre o Estado e as temperaturas se manterão estáveis ou em ligeira elevação. Em Porto Murtinho os termômetros podem chegar a 44°C na quinta-feira, dia 16. Ainda não é possível prever até quando a massa de ar quente permanecerá sobre a região.

 

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
17°C
77% 0% 3m/s 180deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS