Em parceria com a Finep, Governo de MS fomenta aproximação do setor privado com fontes de financiamento para impulsionar projetos de inovação

Empresários, comunidade acadêmica, microempreendedores e outros agentes do ecossistema de inovação de Mato Grosso do Sul participaram nesta quarta-feira (8) do Finep Day, evento realizado no auditório do Sebrae-MS e no Living Lab, destinado a promover a inovação e facilitar o acesso a financiamento para empresas, especialmente para as startups e empreendimentos de pequeno porte. O evento, organizado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), contou com o apoio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e do Sebrae-MS, com o objetivo de divulgar oportunidades de financiamento e incentivar o desenvolvimento de negócios inovadores em Mato Grosso do Sul.

“Além de estimular a inovação e a pesquisa aplicada, estamos buscando outras fontes de financiamento para tornar nossos projetos mais competitivos, especialmente para os micro e pequenos empreendedores”, ressaltou o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, durante sua participação no evento. “Desde 2015, Mato Grosso do Sul já atraiu R$ 109 bilhões em investimentos. É preciso conscientizar os micro e pequenos empreendedores para as oportunidades que estão surgindo em meio a todos os novos empreendimentos que estão se instalando em nosso Estado. É necessário trabalhar a agregação de valor e sustentabilidade para ampliar a competitividade dos produtos sul-mato-grossenses”, acrescentou.

Segundo o secretário, a colaboração entre Semadesc, Sebrae e Finep é essencial para incentivar a competitividade dos pequenos negócios por meio de processos inovadores. “Além das políticas públicas que estamos desenvolvendo, estamos buscando parceiros. A ideia é mostrar alternativas de financiamento para que os empresários possam viabilizar seus projetos e tornar seus negócios cada vez mais competitivos”, afirmou.

O evento contou com a presença de diversas instituições financeiras e órgãos de fomento, como o Sistema Fiems, Banco do Brasil, Cooperativa de Crédito Cresol e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que apresentaram soluções financeiras para empresários interessados em investir em inovação. Destaque também para o Fundo de Aval à Micro e Pequena Empresa (FAMPE) – Inovacred, primeiro fundo garantidor focado em inovação do país, resultado da parceria entre Sebrae e Finep.

Em 2024, a Finep conta 11 chamadas abertas, destinando R$ 2,18 bilhões, em todo o país. De acordo com a instituição, a destinação de 50% é direcionada aos projetos subvencionados pelo Governo Federal, em parcerias com as ICTs, IES e outras instituições públicas, sendo distribuídos por meio de editais e chamadas públicas. Os 50% restantes são de Financiamento Reembolsável, viabilizado por meio de instituições financeiras privadas.

Além das apresentações sobre linhas de crédito e financiamentos, o Finep Day ofereceu palestras sobre a política pública estadual voltada à inovação e as inovações presentes nas indústrias sul-mato-grossenses. Um workshop prático sobre como solicitar o crédito de subvenção econômica e/ou financiamentos também foi realizado, proporcionando aos participantes, orientações para acessar os recursos disponíveis.

O Finep Day teve programação e proporcionou aos empresários a oportunidade de se conectar diretamente com as instituições financeiras e esclarecer dúvidas sobre os serviços de crédito para inovação.

Marcelo Armôa, Semadesc
Fotos: Marinco de Pauda, Semadesc

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
23°C
43% 0% 2m/s 70deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS