Com a presença de mais de 15 mil pessoas, de diversas regiões de Mato Grosso do Sul, a segunda edição do EmpreendeFest, o Festival de Empreendedorismo do Sebrae, que aconteceu nos dias 2 e 3 de outubro, foi um completo sucesso e contou com palestras, painéis, rodadas de negócios, mais de 100 expositores com produtos do estado, espaço Conexões Inovadoras com inovação e tecnologia, e muito mais.
Entre as palestras, neste ano o Sebrae trouxe grandes nomes do empreendedorismo brasileiro para Campo Grande, como Giovanna Antonelli, Rodrigo Minotauro, Joel Jota, Fabrício Carpinejar e Marcos Piangers.
Um dos participantes do evento, é Wellington Pereira, que pretende empreender no ramo da educação e viu no festival uma chance de adquirir um pouco mais de conhecimento e trocar experiência. “Quando eu vi a programação, principalmente a parte de mentoria, fiz minha inscrição na hora e estou muito animado. A organização está impecável e acredito que vai ser muito proveitoso”.
Quem também participou do EmpreendeFest e foi uma das autoridades presentes, foi o governador Eduardo Riedel, que enfatizou a importância dos pequenos negócios e reforçou a parceria entre o Sebrae/MS e o Governo do Estado.
“O EmpreendeFest não se concentra apenas nos grandes empreendimentos. A força do crescimento do Estado está nos pequenos negócios, nas pessoas que labutam diariamente. Esses empreendedores, seja do setor digital, pet, moda, esporte, culinária ou cultura, são fundamentais para fazer as coisas acontecerem”, ressaltou o chefe do Executivo.
O evento elevou o nível de inovação e tecnologia, despertando em cada empresário a vontade de inovar, além de ser uma grande celebração do empreendedorismo em Mato Grosso do Sul, com cerca de 20 mil inscritos.
Segundo a Receita Federal, os pequenos negócios representam 85% das empresas em Mato Grosso do Sul, totalizando 279 mil empreendimentos, dos quais 56% são microempreendedores individuais (MEIs).
O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ressaltou a importância desse segmento na geração de empregos e inclusão social. “Em todos os municípios e distritos do nosso Estado, existe uma pequena empresa, um empreendedor, alguém que sonha e acredita”, disse o diretor.