Equipe da Semadesc recebe representantes da OIT para debater trabalho na pecuária

A Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) recebeu na segunda-feira (29) representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), acompanhados pelo representante do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos. Entre os participantes estavam Luiz Machado, coordenador do projeto Ampliar, Antonio Rodrigues Ibarra e Bernardo Lopes, oficiais da OIT, Tanya Andrade, Chefe de Divisão para a América Latina do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, Abram Henry, Oficial de Relações Internacionais do Departamento de Trabalho do Governo dos Estados Unidos, além da diretora-presidente da FUNTRAB, Marina Dobashi, o secretário executivo de Qualificação Profissional Bruno Bastos e o coordenador de Relacionamento com Setores Público e Privado, Esaú Aguiar, e Mariana Urt, diretora técnica do SENAR.

O encontro teve como propósito discutir o cenário do trabalho na pecuária e apresentar os representantes do governo dos Estados Unidos, além de abordar o projeto Ampliar, financiado pelo Departamento de Trabalho dos EUA. O projeto visa fortalecer a ação coletiva de organizações de trabalhadores e da sociedade civil para enfrentar questões como trabalho forçado e infantil, e outras violações trabalhistas na pecuária no Brasil e Paraguai, especialmente em Mato Grosso do Sul e no Departamento de Boquerón.

Mariana Urt e Marina Dobashi contextualizaram o cenário pecuário no estado, destacando medidas preventivas contra o trabalho escravo, como capacitação e incentivos fiscais condicionados ao cumprimento de normas pelos produtores. Bruno Bastos abordou o mercado de trabalho, ressaltando a importância da qualificação profissional para reduzir a pobreza extrema.

O compromisso do estado em combater o trabalho escravo foi reiterado por Bruno Bastos, que se colocou à disposição para apoiar o trabalho da OIT e do Departamento de Trabalho dos EUA no Brasil. Em 2023, a SEMADESC assinou um Memorando de Entendimentos com a OIT, visando promover o trabalho decente na indústria pecuária de Mato Grosso do Sul. A assinatura ocorreu no gabinete da SEMADESC, pelo secretário Jaime Verruck e pelo diretor do Escritório da OIT em Brasília, Vinicius Carvalho Pinheiro.

Comunicação Semadesc

 

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
18°C
77% 0% 3m/s 240deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS