Equipe de saúde leva orientações e avaliação odontológica a alunos de escola na zona rural de Campo Grande

Equipes da  Unidade de Saúde da Família Manoel Cordeiro realizaram nesta segunda-feira (10), uma ação de saúde na Escola Municipal Orlandina Oliveira Lima, localizada a 40 quilômetros do Centro de Campo Grande, no distrito de Aguão. Os alunos receberam orientações sobre os cuidados com a saúde bucal e passaram por avaliação dos profissionais.

O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, destaca que estas ações são de extrema importância para as crianças em idade escolar.  “Além de fornecer orientações sobre os cuidados com a saúde bucal, essas atividades promovem a prevenção de problemas dentários e conscientizam os alunos sobre a importância da higiene bucal adequada”, diz.

Conforme o secretário, ao levar informações e orientações para as crianças, os profissionais de saúde bucal contribuem para a formação de hábitos saudáveis desde cedo, o que inclui a correta escovação dos dentes, o uso do fio dental, a importância de uma alimentação equilibrada e a prevenção de traumatismos dentários e outras doenças.

Os problemas bucais, como as cáries, são questões de saúde pública no Brasil, com impactos significativos na qualidade de vida das pessoas. A prevalência de cárie dentária também é preocupante. Segundo o Ministério da Saúde, a cárie é uma das doenças mais comuns na infância e afeta cerca de 60% das crianças até os 12 anos de idade. Essa condição pode levar a problemas na alimentação, dificuldade na fala, dor e desconforto, impactando a saúde bucal e geral.

“Diante desse cenário, é fundamental enfatizar a importância dos cuidados preventivos desde a infância para evitar esses problemas no futuro. A educação em saúde bucal, tanto nas escolas, quanto em unidades de saúde, desempenha um papel crucial na conscientização sobre a importância da higiene bucal adequada, incluindo a escovação regular dos dentes, o uso do fio dental e a adoção de uma alimentação saudável”, conclui o secretário.

Nestas ações, os alunos também são incentivados  a fazer a visita regular ao dentista para a realização de exames e procedimentos preventivos, como a aplicação de flúor e a selagem dos dentes, contribuindo para a prevenção de doenças bucais e auxiliam no diagnóstico precoce de possíveis problemas, incluindo o câncer de boca.

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
17°C
67% 75% 4m/s 180deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS