Equipes da NBA alcançam US$ 1,5 bilhão em receitas de patrocínio

As equipes da NBA obtiveram, durante a temporada 2023/2024, um aumento de 7% em suas receitas de patrocínio. Com seus acordos, as franquias receberam US$ 1,5 bilhão, de acordo com relatório produzido pela SponsorUnited, plataforma global de inteligência em esportes e entretenimento.

Segundo o estudo, que não considera os patrocínios no nível de liga, o crescimento foi impulsionado por diversos fatores, como os jogos fora dos Estados Unidos e as novas estrelas em ascensão, como o francês Victor Wembanyama.

Além disso, a liga também apresentou um novo recorde de engajamento, o que inclui público total, número de jogos esgotados e ocupação. Esse fator também foi apontado como responsável no crescimento dos patrocínios. 

O setor mais atraído pela NBA foi o financeiro. O valor investido por empresas ligadas a esse segmento da economia foi de US$ 247 milhões. Omontante caiu 14% em relação ao campeonato anterior, mas segue sendo o maior investimento em patrocínios na liga.

Empresas de tecnologia, por outro lado, gastaram 26% a mais e alcançaram US$ 122 milhões. Com isso, ficaram na segunda colocação, à frente do setor de saúde (US$ 105 milhões).

Pela quinta temporada seguida, as empresas de bebidas alcoólicas seguiram com o maior número de acordos com equipes da liga, totalizando 290 parcerias. Com US$ 98 milhões investidos na NBA, as marcas deste ramo aumentaram em 24% o valor gasto.

Ainda assim, houve uma queda no número de patrocínios envolvendo marcas de cerveja, com um crescimento no interesse em empresas produtoras de destilados e coquetéis prontos para o consumo.

O setor automobilístico fechou o top 5, com US$ 85 milhões, e maior crescimento nos investimentos em relação ao ano anterior, de 32%.

Entre as franquias, o Golden State Warriors tem o maior acordo, com a Rakuten, conglomerado tecnológico japonês. A equipe recebe US$ 45 milhões por ano com o patrocínio.

A lista das equipes com as melhores parcerias tem Los Angeles Lakers, Brooklyn Nets e New York Knicks como destaques, ganhando entre US$ 25 milhões e US$ 30 milhões anuais com seus acordos.

Apesar do aumento em sua receita de patrocínio, a NBA segue na vice-liderança entre as ligas norte-americanas, empatada com a MLB, de beisebol, e à frente da NHL (US$ 1,2 bilhão), de hóquei no gelo, e da MLS (US$ 587 milhões), de futebol.

A NFL, de futebol americano, é a competição norte-americana cujas equipes recebem a maior verba com seus acordos, um total de US$ 2,35 bilhões, segundo o SponsorUnited.

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
22°C
46% 0% 2m/s 70deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS