Educação e esporte são uma pauta comum há décadas, mas não costumavam andar juntas e com o mesmo norte como temos presenciado nos últimos anos.
Os atletas são cada vez mais demandados em relação à atualização de conhecimento, inclusive por estarem mais expostos nas mídias, e as instituições de ensino, de forma geral, compreenderam que podem caminhar de braços dados com o esporte para melhorarmos os índices de educação brasileiros.
Não é meu objetivo falar de ambos de forma tão aprofundada nesse momento, iniciando no ensino básico, nem falar da educação do atleta, assunto que também vem sendo discutido em grande escala dada a necessidade, importância e consequências do baixo desenvolvimento educacional. Represento um curso de educação superior que está entre os mais conceituados do país e, nesse sentido, trago também a relevância de compreender os movimentos do mercado, tendências e busca por áreas específicas e que podem ser complementares entre esporte e formação superior.
O esporte, principalmente o futebol, no papel de seus gestores, tem responsabilidades importantes que podem impactar a vida de quem almeja um espaço entre os melhores atletas e, também, no que se refere às famílias, no mercado consumidor, seja de entretenimento, produtos e serviços e/ou políticas públicas.
O Brasil, país do futebol, tem sido foco pela dedicação dos torcedores e os esforços das federações e confederações no aperfeiçoamento não somente dos atletas, mas também das ligas, considerando as marcas patrocinadoras que participam no país, com estratégias junto aos clubes, discussões éticas e esforços anticorrupção. Como exemplo, seguimos algumas ligas internacionais que já conseguiram (até certo ponto) avançar em seus países e utilizar dados e estratégias que favorecem todo esse ecossistema.
Essa tendência se reflete no ensino superior, quando os estudantes demonstram maior interesse em serem inseridos no mercado esportivo e as empresas buscam profissionais que já estejam melhor preparados, carregando em sua formação, experiências com algumas marcas e empresas que permitam colaborar com a evolução desse mercado. Marcas como Porsche Cup, Esfera FC, Onças, Chubb e FMS Educação e Cultura já possuem contrato com o curso de Administração da ESPM-SP, possibilitando uma troca singular entre as empresas e os estudantes, seja em disciplinas específicas ou pelos estudantes do Eleva, hub de marketing e negócios do curso. Além dessas marcas, outras estão em processo de assinatura de contrato para parcerias que beneficiarão todo o ecossistema.
Em linha com esses movimentos, na semana passada, foi assinado um contrato da LaLiga Business School com a ESPM, posicionando-a como a única instituição brasileira de ensino superior que permitirá descontos exclusivos para seus ex-alunos cursarem mestrados e MBAs na LaLiga, em Madri, bem como acompanhará grupos de estudantes no LaLiga Week, uma imersão de sete dias na capital espanhola com aulas sobre marketing esportivo, estratégias de marketing, dados e patrocínio, entre outras, além de conhecerem a execução na prática dentro de dois clubes, com direito à participação em um jogo do campeonato.
Projetos como esse favorecem não somente o mundo do futebol como toda a cadeia esportiva e empresas brasileiras ligadas aos esportes. Teremos estudantes de Administração e demais cursos da ESPM melhor preparados, com experiências ímpares mesmo antes de receberem seus diplomas e com possibilidade de aperfeiçoamento posterior. Serão estudantes diferenciados para atuarem em um mercado que cresce constantemente.
Cabe ressaltar que praticamente todos os contratos relacionados ao futebol iniciaram suas tratativas quando Ana Teresa Ratti, uma profissional dedicada em diversas esferas, que trabalha com gestão esportiva, se tornou curadora do time de esportes do Eleva. Seu conhecimento e networking colocaram em evidência que futebol e educação podem ter um alto nível ao se aproximarem. Ana Teresa se mantém como curadora e, além dessas aproximações, constantemente representa o nome do curso de Administração da ESPM nos eventos de futebol em que a educação é pauta. A última coluna dela na Máquina do Esporte deixa clara a importância que deposita nesse assunto.
Considerando-se que 2024 é um ano pautado no esporte para o curso de Administração, o X-MKT, evento de “marketing experience” promovido pelo curso, que será realizado nos dias 15 e 16 de outubro, terá esse foco. Serão dois dias com palestras no “Estilo Summit” e com a participação de atletas, ex-atletas, empresas patrocinadoras, federações e associações discutindo mercado, marketing e esporte no Teatro ESPM. O evento ainda contará com ativações pelo Campus da graduação. Em breve, os nomes confirmados serão divulgados no perfil do curso no Instagram, e teremos vagas para o público externo.
O curso de Administração fará história formando seus estudantes em carreiras específicas da área e será palco futuro de muitas vertentes que unem educação e esporte.
Erika Martins é Doutora em Administração com ênfase em Comportamento do Consumidor e atua há 20 anos na educação superior. Atualmente, é coordenadora do curso de Administração da ESPM-SP, onde trabalha há 10 anos