O ex-atacante Reinaldo, maior artilheiro da história do Atlético-MG, irá participar de um jogo para lembrar os 272 mortos na tragédia de Brumadinho, ocorrida há cinco anos. Até hoje, ninguém foi a julgamento pelo episódio. A partida será no próximo dia 23, às 8h30, no campo do Canto do Rio, em Brumadinho (MG).
“Esse jogo é importante para que o Brasil todo saiba que a tragédia não pode ser esquecida. Já estive em Brumadinho, sei como são apaixonados por futebol, mas o futebol não é só lazer, também deve estar ao lado de uma causa tão importante”, afirma Reinaldo.
Reinaldo, que marcou 255 gols em 475 jogos pelo Galo, estará no time composto por familiares de vítimas da tragédia, que irá enfrentar uma seleção de ex-jogadores comandados pelo técnico Jorge Valença, outro ex-jogador do Atlético-MG nos anos 70 e 80.
Também participam da partida ex-atletas com passagens por Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG, como Sérgio Araújo, Donato, Wellington Amorim, Augusto Recife, Célio Lúcio e Somália.
Ninho do Urubu
Também estará no evento Darlei Pisetta, pai de Bernardo, goleiro da base do Flamengo, morto em outra tragédia, o incêndio do Ninho do Urubu, centro de treinamento do Rubro-Negro, também há cinco anos.
“Ele também é parte de um crime ainda sem justiça”, afirma Alexandra Andrade, diretora da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), que perdeu o irmão e o primo na tragédia.
Em 25 de janeiro de 2019, o rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, enterrou vivas 272 pessoas em poucos minutos. Entre as vítimas, estavam 15 jogadores e dirigentes do futebol amador da região, que também eram trabalhadores ou prestadores de serviço da mineradora.
O evento Futebol por Brumadinho: Justiça para 272 Vítimas, terá transmissão ao vivo dos canais do YouTube da Avabrum e do projeto Legado de Brumadinho.