EXCLUSIVO: 1190 Sports e Zeus acertam direitos internacionais e de betting de 10 times do Brasileirão 2024

O Campeonato Brasileiro de 2024 não terá blecaute nos direitos internacionais de transmissão e de betting. Ao menos parte dele. Atlhetico, Atlético-GO, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco assinaram contrato, válido para este ano, com 1190 Sports, responsável pela comercialização internacional do torneio, e Zeus Sports Marketing, que faz a distribuição das partidas para plataformas de apostas no exterior.

Com isso, as empresas, através da Lei do Mandante, garantiram o direito de exibição de 190 dos 380 jogos da competição. Até esta semana, havia ameaça de blecaute da competição para o exterior e para os sites de apostas, já que as negociações se arrastaram e não havia sido assinado acordo com os clubes que integram tanto a Liga Forte União (LFU) e a Liga do Futebol Brasileiro (Libra), além do Corinthians, que se mantém independente.

Agora, 1190 e Zeus garantiram contrato com quase a totalidade dos times da LFU. A única exceção foi o Botafogo. Já as equipes da Libra e o Corinthians ainda negociam. Em Portugal, o campeonato era exibido pelo Canal 11, que é gerido pela Federação Portuguesa de Futebol.

“Conversamos com os blocos econômicos, mas o acerto é individual com os clubes”, conta Leonardo Caetano, diretor-geral da 1190, em entrevista à Máquina do Esporte.

Prazo exíguo

Com o acordo, a 1190 e Zeus terão pouco mais de uma semana para operacionalizar as transmissões do Brasileirão para o exterior e para as operadoras de apostas espalhadas pelo mundo. A 1190 irá disponibilizar três sinais aos parceiros: com narração em inglês, português e com som ambiente.

“Temos o streaming da Fanatiz [plataforma de streaming do grupo], que o torcedor pode assinar em qualquer lugar do mundo, exceto no Brasil. Por outro lado, temos parceiros de transmissão, sejam canais abertos, TVs por assinatura e streaming”, conta Caetano.

“Como só recebemos confirmação oficial há dois dias, estamos falando com todos os mercados ainda. Nesse momento, priorizamos os mais tradicionais: Estados Unidos, Portugal e América Latina”, acrescenta o executivo.

Até o ano passado, as transmissões para os países latino-americanos eram da ESPN. Nos Estados Unidos, o Brasileirão foi exibido por Paramount+ e Univision.

Futuro

Com a viabilização de ao menos parte do Brasileirão para o público internacional, 1190 e Zeus ainda tentam acertar com os demais clubes até o início da competição, marcado para semana que vem.

“Ainda estamos abertos a conversar com todos os clubes, sejam os times da Libra, o Botafogo ou o Corinthians. Temos ainda uma semana até começar o campeonato e muita coisa pode acontecer”, afirma Caetano.

Para o ciclo que tem início a partir de 2025, a ideia de 1190 e Zeus é que esse acerto seja feito de forma antecipada. Mesmo que LFU e Libra não se juntem para a formação da liga brasileira, o que é algo cada vez mais difícil, as empresas de mídia têm expectativa de assinar um contrato mais longo com as equipes.

“A partir de abril já iniciaremos conversas. Vamos discutir um acordo por quatro ou cinco anos, dependendo do que for formatado pelos clubes e como será essa negociação, se com blocos ou uma liga unificada”, diz Caetano.

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