A Brax notificou extrajudicialmente, na noite desta terça-feira (18), a varejista esportiva Centauro e o veículo de mídia Placar, que, pouco antes, haviam divulgado que transmitiriam, com imagens, os jogos da Copa América 2024, que terá início nesta quinta-feira (20), com Argentina x Canadá.
“Do dia 20 de junho a 14 de julho de 2024, as partidas serão disponibilizadas em múltiplas plataformas, para que os fãs as acompanhem de qualquer lugar”, havia afirmado a Centauro, em um comunicado enviado à imprensa na tarde desta terça-feira (18).
Entenda o caso
A Brax é a detentora dos direitos de mídia do torneio continental em um acordo fechado com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A empresa sublicenciou esses direitos, com exclusividade, para o Grupo Globo, o que inclui TV aberta (Globo), TV fechada (Sportv) e streaming (Globoplay), como a Máquina do Esporte publicou também nesta terça-feira (18), no já tradicional quadro “onde assistir”.
Para que Centauro e Placar pudessem, de fato, exibir as partidas da Copa América, precisariam ter fechado com a Brax, o que não aconteceu. É exatamente sobre isso que a empresa de marketing esportivo adverte a varejista esportiva e o veículo de mídia na notificação, a que a Máquina do Esporte teve acesso com exclusividade. O documento está logo abaixo:
Prezados Senhores,
A Notificante [Brax] tomou conhecimento, na presente data, de parceria firmada pelas Notificadas [Centauro e Placar] para as transmissões das partidas da Copa América 2024, a serem disponibilizadas em múltiplas plataformas, para que os fãs as acompanhem de qualquer lugar.
Todavia, a Notificante adquiriu da CONMEBOL os direitos de transmissão, com exclusividade, para o território brasileiro, de todas as cerimônias e partidas relativas à “CONMEBOL Copa América U.S.A. 2024”, 48ª edição da “CONMEBOL Copa América”, que será disputada entre os dias 20 de junho de 2024 a 14 de julho de 2024 e, como tal, sublicenciou os direitos de transmissão, com exclusividade, a um terceiro [Grupo Globo], que não as Notificadas.
Desta forma, ficam V.Sas. notificadas de que a transmissão das partidas da Copa América 2024 por V.Sas. ensejará a adoção de medidas judiciais pela Notificante, seja para impedir a transmissão e recompor os prejuízos/danos havidos, seja para reaver eventual indenização devida à sublicenciada, caso não seja suspensa a referida campanha.
A Máquina do Esporte entrou em contato com a assessoria da Centauro para ouvir a varejista e está à espera de uma resposta. Assim que houver um retorno da empresa, esta matéria será atualizada.