A Liga Forte União (LFU) está em busca de uma agência para a venda dos direitos internacionais e de apostas (betting) dos jogos dos clubes filiados a ela para o Campeonato Brasileiro a partir de 2025. Se mantiver o número atual de times na primeira divisão, o Forte União poderá oferecer um pacote de 228 jogos ao mercado internacional.
De quebra, a LFU praticamente monopoliza a Série B. Atualmente, 17 times que disputam a segunda divisão são filiadas a ela. Esse número pode ser reduzido em 2025, mas um fato é certo: mais da metade dos clubes da Segundona no ano que vem estarão vinculados ao grupo. Esse ativo também pode ser incluído no pacote oferecido ao mercado.
Esse ativo é importante particularmente para as plataformas de apostas, interessadas em ter transmissões de jogos ao vivo, 24h por dia, em diferentes fusos horários, para motivar apostadores em todo o mundo.
Para essas empresas, não importa tanto a qualidade das partidas que estão sendo exibidas, mas sim oferecer conteúdos a todo o momento. Assim, quanto mais jogos ao vivo, em dias diferentes da semana, melhor. Se vierem de um país com boa fama internacional, como é o caso do Brasil, o produto é ainda mais atrativo.
Paralelamente a isso, a Máquina do Esporte já havia revelado, na quarta-feira (18), que a LFU também busca uma agência para a comercialização dos direitos de transmissão de seus clubes na Série B.
Agências internacionais
A ideia da LFU para a comercialização desses ativos é contratar uma agência com larga experiência internacional, capaz de ter penetração nos principais mercados de futebol e de apostas do planeta.
Segundo a Máquina do Esporte apurou, por conta disso, a LiveMode, parceira do Forte União na comercialização dos direitos domésticos do Brasileirão não deve exercer esse papel. A agência já acertou acordos com Record e YouTube, que irá repassar esses direitos à CazéTV, para um pacote de 38 jogos (um por rodada) no Brasileirão. O acordo é válido de 2025 a 2027.
Para os direitos internacionai e de apostas, porém, a ideia é ouvir propostas de agências como IMG, Infront e 1190 Sports, com vasta atuação nos principais mercados de direitos de TV. A LFU acredita que esses ativos possam se valorizar bastante nos próximos anos, se bem trabalhados.
Expansão
A suíça Infront é a responsável pela venda dos direitos internacionais e de apostas tanto dos clubes da LFU como das equipes da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) neste ano.
Já a 1190 juntamente com a Zeus Sports Marketing deteve esses ativos entre 2020 e 2023, período em que levou o torneio a mais de 170 países e 13 idiomas para um público estimado em 650 milhões de pessoas. Até o momento, porém, houve pouca ação dos clubes brasileiros ou da CBF para a promoção do Campeonato Brasileiro no exterior. A expansão das transmissões tem sido iniciativa isolada das agências detentoras desses direitos.