Férias de julho: Nordeste e Gramado (RS) são os destinos favoritos dos brasileiros

O mês de julho é uma das principais épocas do ano para o turismo. Período em que muitas pessoas estão de férias. Este ano, Gramado (RS) está entre os locais mais procurados pelos brasileiros, segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). O gerente da Agência Diversos Destinos, DF, Fábio Cardia Oliveira de Carvalho (47), conta que, nem mesmo a chegada de um ciclone extratropical na região Sul, atrapalhou os planos dos clientes que fecharam pacotes para a localidade.

“Os passageiros não estão com medo de sair, já tem passageiro nosso semana que vem indo pra lá também  — e nenhuma desistência, nada. As viagens vão acontecer normalmente”, conta. Ele diz que, além de Gramado, que é um destino que desperta a atenção de muita gente em qualquer época do ano, o Nordeste sempre atrai muitos brasileiros que buscam resorts e praias paradisíacas. “Muitas pessoas procuram as praias do Ceará, por exemplo, porque tem sol o mês todo”, revela.

O Ministério do Turismo estima que o setor aéreo deverá ofertar mais de 4,2 mil voos extras pelo país, o que representa 15% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. Já o setor rodoviário espera receber mais de 4 milhões de passageiros, número 8% maior do que o da  pré-pandemia — e 2,5% maior do que o ano de 2022. De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), os destinos nacionais mais procurados são: Maceió, Gramado, Natal e as praias e resorts do Nordeste.

Com eventos, festivais e atividades específicas para essa época do ano, o turismo brasileiro aproveita o mês de julho como uma oportunidade para atrair turistas, além de contribuir para o desenvolvimento econômico do país. Segundo o economista e conselheiro coordenador da comissão de política econômica do Confecon, Fernando de Aquino, o turismo impulsiona a economia e cria oportunidades de trabalho. 

“Uma atividade que gera muito emprego, em geral, puxa outras atividades que geram muito emprego. Essas pessoas que trabalham na atividade turística, elas vão demandar bens e serviços de atividades que também geram muito emprego. Vai haver aumento no consumo de alimentos por essas pessoas, de outros serviços, então, de fato, é uma atividade que vem melhorar as condições dos trabalhadores no geral”, avalia.

A coordenadora-geral de produtos e experiências turísticas do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira, diz que o mês de julho é o momento ideal para aproveitar diferentes oportunidades. “Com as férias escolares e o clima favorável em grande parte do país, julho atrai uma quantidade significativa de turistas em busca de belas praias, rica cultura, paisagens exuberantes e aventuras emocionantes. Essa demanda aquece a indústria do turismo e impulsiona o crescimento de segmentos como a hospedagem, transportes, gastronomia e atividades turísticas.”, ressalta.

Fonte: Brasil 61

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
23°C
94% 75% 2m/s 50deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS