Fizemos uma análise dos fatos para saber se Bolsonaro acabou ou não com a Lava jato; confira

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi eleito em 2018 com a bandeira de combate à corrupção, fazendo uma defesa enfática da operação Lava Jato, que culiminou na prisão do presidente Lula e demais políticos e empresários.

Bolsonaro escalou para seu governo o ex-juiz Sergio Moro, símbolo da operação, como ministro da Justiça e Segurança Pública.

Entretanto, após desentendimentos entre os dois, com Moro acusando Bolsonaro de tentar interferir na PF (Polícia Federal), Moro acabou pedindo demissão e deixando o governo.

Para o lugar de Sergio Moro no ministério da justiça, Bolsonaro escolheu um aliado do ministro Dias Toffoli, o Advogado Geral da União, André Mendonça, que mais tarde seria também indicado por Jair ao cargo de ministro do STF como o “ministro terrivelmente evangélico”.

Importante relembrar que o ministro do STF, Dias Toffoli, antes criticado por Bolsonaro, filhos e ala da direita, recebeu em sua residência num sábado à noite (03/10/2020): Jair Bolsonaro, Davi Alcolumbre (presidente do senado à época) e o desembargador Kassio Nunes, que se tornaria o primeiro indicado ao STF por Jair.

Ex-presidente Jair Bolsonaro visitando o Ministro do STF Dias Toffoli

Alguns dias depois, em evento público, no dia 07 de outubro de 2020, Bolsonaro, com sorriso irônico, disse ter satisfação em anunciar que acabou com a Lava Jato:

“É uma satisfação que eu tenho, dizer a essa imprensa maravilhosa nossa que eu não quero acabar com a Lava Jato: eu acabei com a Lava Jato porque não tem mais corrupção no governo.”

Bolsonaro no púlpito afirmando que acabou com a operação Lava jato

Naquele momento ele se aliava politicamente a investigados da operação no Congresso como Arthur Lira, Ciro Nogueira, entre outros, e se aproximava de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) críticos à investigação.

Jair Bolsonaro e Arthur Lira dando início a aliança do governo com o centrão

O Procurador-geral da República à época, Augusto Aras, indicado por Bolsonaro, acabou com o modelo de força-tarefa que fez sucesso na Lava Jato e é referência internacional no combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado.

Portanto, é correto afimar que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro acabou com a operação Lava jato.

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
22°C
46% 0% 2m/s 70deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS