O Flamengo anunciou nesta terça-feira (4) a criação do Flamengo Soccer Camp, que acontecerá entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, em Orlando, nos Estados Unidos. O projeto, que faz parte da estratégia de internacionalização de marca do clube, oferecerá um programa de treinamento de futebol para crianças e jovens de 6 a 17 anos.
O Flamengo Soccer Camp acontecerá durante o verão norte-americano, no período de férias escolares. Durante os dias, haverá a realização de peneiras, com a presença de olheiros do clube.
Os participantes serão treinados por profissionais da base rubro-negra com a metodologia da Escola Flamengo, projeto de escolinhas de base responsável por revelar jogadores como Vinicius Júnior, do Real Madrid e da seleção brasileira, e Lázaro, do Palmeiras.
“Com o Flamengo Soccer Camp, vamos expandir a Escola Flamengo para fora do Brasil, criando uma oportunidade de diversão nas férias, aliada às atividades técnicas com o DNA da formação de base do Flamengo”, disse José Martins, presidente da Time Forte, empresa responsável pela gestão de todas as franquias da Escola Flamengo no Brasil e sócio deste projeto.
“Orlando é quase um estado brasileiro fora do Brasil, então esperamos atrair muitos brasileiros, mas também queremos levar a Escola Flamengo e a cultura do nosso futebol para crianças norte-americanas e de outras nacionalidades. Vamos ter semanas de muito aprendizado”, completou.
A inscrição para o Flamengo Soccer Camp pode ser feita através do site do projeto e custa US$ 449 (pouco menos de R$ 2.400 na cotação atual), com uniforme (camisa, calção e meiões) incluso.
Com uma marca forte no futebol brasileiro, o Flamengo está buscando sua internacionalização e escolheu os Estados Unidos para iniciar esse movimento.
O país vive um momento de crescente interesse pelo esporte, principalmente por conta de chegada de Lionel Messi e pelo fato de ser a próxima sede de grandes eventos, como a Copa América 2024 e a Copa do Mundo 2026.
No início do ano, o clube carioca fez sua pré-temporada nos EUA, com amistosos contra equipes da MLS, enquanto utilizava jogadores do seu elenco sub-20 para disputar o Campeonato Carioca.
“O Flamengo é a principal marca esportiva do Brasil, tanto por suas conquistas quanto pela grandiosidade da Nação Rubro-Negra, com mais de 48 milhões de torcedores apaixonados. Vemos no trabalho de internacionalização um processo importante para crescer ainda mais a força da nossa marca”, ressaltou Gustavo Oliveira, vice-presidente de comunicação e marketing do Flamengo.
“Neste cenário, o Flamengo Soccer Camp é mais um passo importante. No começo do ano, fizemos a pré-temporada de nosso time profissional nos EUA. Agora, lançamos a primeira turma do projeto na Flórida. Não temos dúvida de que a metodologia e os valores do Flamengo vão criar raízes importantes, conquistando cada vez mais apaixonados pelo nosso Flamengo também no exterior”, acrescentou.