Cinco meses depois da adoção do WhatsApp como mais uma rede social para divulgação dos clubes, o Flamengo lidera a lista das equipes com mais seguidores na nova ferramenta, segundo números da agência SDA. O Rubro-Negro já soma 4,4 milhões de seguidores nessa nova plataforma.
A SDA analisou os 20 clubes brasileiros da Série A mais o Santos, que neste ano disputa a segunda divisão. Por ora, Atlético-GO, Cuiabá, Criciúma, Juventude, Santos e Vitória ainda não aderiram à nova ferramenta. O São Paulo, por sua vez, possui canal oficial, mas não o utiliza.
Liderando essa rede entre os clubes brasileiros, o Flamengo possui mais seguidores em sua rede do que outros grandes clubes do planeta, como PSG (3 milhões) e Chelsea (1,4 milhão). O time carioca também possui mais seguidores na plataforma do que a soma de todos os demais clubes brasileiros analisados (2,6 milhões).
No entanto, se comparadas a outras redes sociais, o WhatsApp ainda é pouco utilizado pelos torcedores. No Instagram, o Flamengo possui 19,2 milhões de fãs, enquanto no X (antigo Twitter) são 10,6 milhões.
No Brasil, há 147 milhões de pessoas que utilizam o WhatsApp. Mas seja pelo pouco tempo em que a iniciativa começou a acontecer ou desinteresse, ainda há pouca adesão dos torcedores às páginas oficiais de seus times.
Top 10
Atrás do Flamengo no levantamento aparece o Atlético-MG, com 488 mil pessoas. O Corinthians é o terceiro colocado do levantamento, com 408 mil seguidores. O Cruzeiro vem a seguir, com 398 mil. Já o Vasco é o quinto colocado, com 283 mil.
O top 10 é completado por: Fluminense (210 mil), Palmeiras (171 mil), Grêmio (157 mil), Bahia (126 mil) e Botafogo (92 mil). Os números se referem ao último dia 9 de fevereiro.