A frente fria que caminha para Mato Grosso do Sul já começa a dar sinais de que será severa. Há a expectativa de que o frio retorne em dois períodos nas próximas semanas, com uma frente fria de menor intensidade e outra de maior intensidade, jogando as temperaturas para 5°C.
Em Campo Grande, as manhãs estão mais frias desde esta terça-feira (23), com termômetros registrando temperaturas de 15 °C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Conforme o sistema meteorológico, segunda-feira (29) e terça-feira (30), uma frente fria deve desembarcar em solo sul-mato-grossense, diminuindo um pouco as temperaturas e deixando as manhãs mais geladas do que estão atualmente nesses dias de “calor intenso”.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) também aponta que há previsão de chuvas entre os dias 22 e 30 de julho para as regiões do extremo sul e sudeste do Estado. E essa chegada da chuva pode ajudar a promover a primeira etapa da mudança climática.
A chegada dessas duas frentes frias são vistas com expectativa após uma semana de calor intenso e temperaturas que superam a barreira de 36°C. Mato Grosso do Sul também apresenta há semanas uma baixa umidade do ar, que está entre 10% e 30% devido à falta de chuvas.
Essa situação meteorológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e chuvas, favorecendo o tempo quente e seco.
Apesar de não trazer grandes volumes de chuva, com precipitações de até 10 mm, a queda de temperatura com a nova frente fria será significativa e pode contribuir para reduzir o risco de incêndios na região.