GESTANTES ATENDIDAS NO SUS RECEBEM ASSISTÊNCIA HUMANIZADA DURANTE O PRÉ-NATAL EM CAMPO GRANDE

Iniciativa implementada nas unidades básicas e de saúde da família em Campo Grande tem auxiliado no fortalecimento da saúde das gestantes e na promoção de vínculos familiares. Os grupos de gestantes, que proporcionam um ambiente dinâmico e acolhedor, têm se mostrado essenciais para a promoção da saúde integral, tanto individual como coletiva, das futuras mamães.

As atividades são desenvolvidas nas unidades com o apoio de toda a equipe, com objetivo de tirar dúvidas, orientar e acompanhar o desenvolvimento das gestantes. Na UBS Pioneira, este acompanhamento teve início na última semana, pela enfermeira Luthyane Berriel e o médico Guilherme Marcolin. Em sua primeira atividade, o recém-inaugurado grupo de gestantes da UBS Pioneira recebeu cerca de 10 mulheres.

A prática da educação em saúde no âmbito da Atenção Primária é uma estratégia fundamental. Ela permite que profissionais de saúde e a população se aproximem, contribuindo para uma assistência integral, de qualidade e humanizada. Nesse contexto, as atividades de grupo com gestantes se destacam ao qualificar o pré-natal e proporcionar um espaço para troca de experiências, articulação do saber popular com o científico e a exposição de questionamentos.

O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, ressalta a importância desses grupos para o cuidado no período gravídico, puerperal e no cuidado com a criança. “A existência e a implantação de grupos de gestantes nos serviços de saúde são de fundamental relevância para dar apoio e preparar a gestante e seus familiares para essa fase tão importante da vida, fortalecendo vínculos familiares e promovendo a saúde do binômio mãe-filho”.

Os grupos de gestantes visam oferecer suporte emocional e preparar as futuras mães e suas famílias para os desafios que surgem durante a gestação, parto, amamentação e cuidados com o recém-nascido. Além disso, possibilitam que as gestantes se sintam mais seguras, superando possíveis adversidades e garantindo uma experiência positiva.

O enfermeiro, como parte integrante da equipe de saúde, desempenha um papel fundamental nesse processo. Buscar estratégias inovadoras para atrair as gestantes aos serviços de saúde desde o início da gestação é uma das metas. “Queremos promover o acolhimento às gestantes e suas famílias. O acompanhamento pré-natal é essencial, e quanto mais cedo começarmos, mais visibilidade daremos à importância desse cuidado”, destaca o secretário municipal de Saúde.

Diante disso, a realização de atividades grupais com gestantes no âmbito da Atenção Primária à Saúde é cada vez mais necessária. Os profissionais de saúde, responsáveis pelo acompanhamento do pré-natal, atuam sanando dúvidas, oferecendo uma assistência integral e promovendo ações de promoção e prevenção da saúde.

Fonte: CG Notícias

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
13°C
88% 100% 5m/s 160deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS