Governo destaca parceria com setor produtivo nas ações de prevenção e combate a incêndios florestais em MS

O secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, representou o governador Eduardo Riedel no lançamento da 12ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais em Mato Grosso do Sul, realizado pelo Sistema Famasul e a Reflore/MS. No evento, ele destacou a parceria do Governo do Estado com setor produtivo nas ações de prevenção e combate a incêndios florestais em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Cemtec/Semadesc e Ibama, no ano de 2023, 4.529 focos de calor focos foram registrados em Mato Grosso do Sul. As origens desses incêndios são diversas, incluindo fenômenos naturais, incidentes, expansão das áreas rurais, aspectos culturais e, principalmente, atividades humanas. “Temos discutido muito nos últimos meses sobre esse tema dos incêndios e acredito que conseguimos chegar em uma virada de chave com tudo que tem sido discutido sobre a prevenção. Temos uma parceria muito importante com a Famasul e com associações como a Reflore, onde podemos juntos construir esse trabalho de prevenção”, afirmou Artur Falcette.

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, e o presidente da Reflore, Júnior Ramires destacaram os pontos da campanha de 2024, que traz como tema ´Prevenir é combater!´. A Campanha busca sensibilizar as populações rurais e urbanas sobre os riscos e impactos sociais, ambientais e econômicos que os incêndios florestais podem gerar, destacando a importância da prevenção e da união de todos.

“Na maioria dos casos o produtor rural é o primeiro a chegar no local do foco de incêndio. Então é importante todos estarem prontos e capacitados, caso aconteça. Tenho certeza que com toda a mobilização do governo, Reflore, Bombeiros, PrevFogo e dos produtores rurais fará com que os números de incêndios sejam bem menores neste ano”, comentou Bertoni.

O presidente da Reflore, Júnior Ramires, ressaltou o importante trabalho dos produtores rurais, por meio dos Sindicatos Rurais, e também do Senar e Corpo de Bombeiros com a atuação em cursos e treinamentos. “Agradeço todos os Sindicatos Rurais, que são fundamentais para que essa campanha avance e chegue aos produtores rurais. O Senar e o Corpo de Bombeiros, através dos treinamentos e cursos, têm nos ajudado muito com essa conscientização e com a capacitação das pessoas do campo e da cidade, porque o melhor combate é a prevenção”.

Durante a solenidade houve a assinatura do Termo de Cooperação entre o Senar/MS, a Sejusp e o Corpo de Bombeiros para realização de uma turma de SCI (Sistema de Comando de Incidentes), uma ferramenta de gerenciamento de incidentes padronizada, para todos os tipos de sinistros, que permite a seu usuário adotar uma estrutura organizacional integrada para suprir as complexidades e demandas de incidentes.

Também participaram do evento o presidente do Comitê do Fogo de Mato Grosso do Sul, tenente-coronel Leonardo Congro; o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta; o gerente de Unidades de Conservação do Imasul, Leonardo Tostes Palma e Osvaldo dos Santos, Diretor de Florestas do Imasul.

Marcelo Armôa, com informações da Famasul.

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
23°C
43% 0% 2m/s 70deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS