Governo do Estado recebe novos integrantes do Programa Trainee de Gestão Pública

Os novos selecionados do Programa Trainee de Gestão Pública receberam as boas-vindas nesta segunda-feira (4), no auditório da governadoria. O programa faz parte do acordo de cooperação técnica entre a Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e a organização Vetor Brasil.

Engenheiro ambiental Jose Neto 

Durante a reunião, os 16 novos trainees foram apresentados aos gestores das secretarias e órgãos do Governo de Mato Grosso do Sul para onde foram designados. Além disso, também puderam conhecer o modelo de gestão pública do Estado para que saibam das diretrizes nas quais vão atuar.

Desde 2015, o Governo do Estado, junto com a Vetor Brasil, atrai jovens graduados de diferentes lugares do Brasil e os seleciona para aprimorarem suas habilidades na gestão pública. Eles recebem mais de 300 horas de formações exclusivas da organização da sociedade civil, melhorando suas competências técnicas e socioemocionais, além de se conectarem à uma rede para apoio à jornada de desenvolvimento das lideranças representativas no setor público.

José Neto, formado em Engenharia Ambiental e Sanitária, veio do Pará e diz estar ansioso e feliz para começar os trabalhos. “Acho que a Vetor Brasil e o Governo de Mato Grosso do Sul vão ajudar a trazer melhorias aí na nossa carreira, como participar, entender de fato como funciona o setor público e é bem interessante porque são vários jovens e acaba alegrando a secretaria”.

Karina Lavor, comunicadora social

Graduada em Comunicação Social e em Gestão de Políticas Públicas, Karina Lavor é de São Paulo e sua expectativa é  de poder contribuir com o Estado e vice-versa. “Eu acho que o programa vai me ajudar bastante a conhecer pessoas que já trabalham no governo, já trabalham na área de políticas públicas, que é o meu maior interesse agora. Quero aprender bastante sobre políticas públicas, sobre o que a secretaria tem para me oferecer.”

O secretário-adjunto da Segov, Frederico Felini, esteve presente para dar as boas-vindas aos novos integrantes. “É um prazer imenso a gente receber um programa que é sucesso no Governo. É muito interessante a quantidade de secretarias e autarquias que nos procuraram e gostariam do trabalho de vocês (trainees) junto na administração, pelo conhecimento e por saber que vocês podem fazer a diferença em Mato Grosso do Sul.”

Além dele, também esteve no auditório o diretor científico da Fundect, Nalvo Franco de Almeida Júnior, a coordenadora do Laboratório de Inovação em Gestão Pública, Luciene Ferreira, e o secretário executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira.

Secretário-adjunto da Segov, Frederico Felini

“Para nós, a gente que já acompanhou tudo que que já aconteceu no âmbito desse programa, sempre é uma expectativa muito grande receber trainees nas dependências das nossas instituições. Da mesma forma ,a gente vê nas áreas uma ansiedade muito grande. É sempre uma felicidade recebê-los. Realmente o Estado tem um desafio muito grande, nós no nosso dia a dia de gestor temos vários desafios, temos perfis e perfis, temos modelos jurídicos para administrar, mas a gente precisa ter a confiança de que esse processo vai nos ajudar a fazer com que tenhamos mais líderes dentro do Estado. E o programa da Vetor Brasil tem esse propósito de gerar novas lideranças públicas”, relatou o secretário executivo Thaner Nogueira.

As áreas do Governo do Estado para onde foram designados são: Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), PGE (Procuradoria Geral do Estado), Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), CGE (Controladoria Geral do Estado), SED (Secretaria de Estado de Educação), Escolagov (Escola de Governo de MS), Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica), Agems (Agencia Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS), Funtrab (Fundação do Trabalho de MS), Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas).

Secretário executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira

João Pedro Flores, Programa de Estágio Supervisionado
Fotos: Álvaro Rezende

Fonte: Agência de Notícia MS

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
20°C
52% 0% 5m/s 70deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS