O governo federal vai vistoriar as obras do Aeroporto Francisco Matos Pereira, em Dourados, entre os dias 12 e 13 de setembro. A visita será capitaneada pelos diretores Thiago Pedroso (Investimentos) e Guilherme Afonso (Projetos) da Secretaria de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos.
Acompanhados pelo coordenador-geral de projetos aeronáuticos, Márcio Maffili, os diretores e outros técnicos vão realizar essa vistoria a pedido do deputado Geraldo Resende (PSDB). O parlamentar quer avaliação sobre denúncias de irregularidades na execução das obras.
Resende protocolou uma solicitação de vistoria em agosto e se reuniu com o general Luiz Fernando Baganha, comandante do Comando Militar do Oeste (CMO) para obter informações referentes as denúncias. A obra está sendo executada pelos 9.º Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro. Na época, os generais reafirmaram a qualidade da obra e os prazos pactuados.
No primeiro dia da visita, às 16 horas, diretores e técnicos realizarão reuniões com os militares e técnicos da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística e da Prefeitura de Dourados. Na quarta-feira (13), às 8 horas da manhã, os técnicos farão a vistoria na pista.
“As obras desse aeroporto estão sendo acompanhadas pelo nosso mandato desde 2013. Uma cidade como Dourados, que cresce a cada dia, recebe plantas industriais, sedia duas universidades públicas e outras privadas, com a classe produtiva que tem, não pode ficar tanto tempo sem o aeroporto”, defendeu Resende.
As obras desta primeira etapa do Aeroporto de Dourados contemplam a revitalização da pista de táxi e do pátio de aeronaves, além de sinalização horizontal e vertical, regularização de faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, colocação de cerca operacional e terraplenagem das áreas destinadas às edificações.
Já foram investidos R$ 88 milhões.
Terminal de Passageiros
A segunda etapa de revitalização e reforma completa do aeroporto de Dourados está no Novo PAC, o programa de investimentos em infraestrutura do Governo Federal, a pedido de Geraldo Resende.
O projeto contempla o terminal de embarque e desembarque de passageiros e cargas, uma nova sala de Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo e uma nova seção contra incêndio, ou seja, prédio do Corpo de Bombeiros no local. O investimento previsto é de R$ 40 milhões.
Na visita da próxima semana, o coordenador-geral de projetos aeronáuticos, Márcio Maffili, terá uma reunião com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, para discutir sobre o projeto executivo da construção do terminal do Aeroporto.
Quatro de cinco fases do projeto executivo já foram entregues à Secretaria de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos e a previsão é que a conclusão do projeto ocorra em novembro. Na sequência, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística poderá assinar o Termo de Compromisso com a Pasta e licitar a obra.
“O terminal terá dois mil metros quadrados de área construída. Depois de licitada, a obra deve ser executada em 18 meses. Mas com a conclusão da primeira etapa, que se refere às melhorias na pista, e depois da homologação, o aeroporto poderá voltar a entrar em operação mesmo com o terminal de passageiros em obras”, explicou Resende.