Governo Lula toma 'surra de vara' no Congresso e Vander justifica: 'somos minoria'

A derrubada de diversos vetos do presidente Lula pelo Congresso Nacional, nesta quarta-feira (28), consolidou série de derrotas do governo na Casa de Leis. Vander Loubet, coordenador da bancada do MS em Brasília, reconheceu que a base do governo é minoria nas duas casas. 

Ao TopMídiaNews, Vander Loubet comentou que o governo precisa ter foco na hora de escolher as batalhas no Congresso, em razão de ter minoria nas casas. 

”… a escolha que o presidente Lula tem feito é priorizar a economia para reconstruir o orçamento, destroçado no governo anterior”, disse o petista. 

”Tanto é que praticamente todas as pautas econômicas, como foi o caso do novo arcabouço fiscal e da reforma tributária, nós aprovamos”, ponderou Vander. E reconheceu que nas pautas de costumes e ou identitárias, como as analisadas na sessão dos vetos, há dificuldade de governo em avançar com a agenda. 

”Lula é experiente e conhece bem o Congresso. Vamos ter dificuldades e ter que saber administrá-las’’, refletiu o deputado do PT. Ele citou que o governo tem que ter a capacidade de  envolver a sociedade naquilo que é de interesse maior do país ‘’especialmente com uma parte do centrão que não está conosco”. 

A deputada Camila Jara, mesmo partido, foi igualmente consultada, mas não houve retorno. O espaço está aberto. 

Noite foi de derrotas para o Governo Lula (Foto: Lula Marques – Agência Brasil)

A oposição e o centrão conseguiram três vitórias nesta quarta-feira: 1º foi a manutenção do veto do ex-presidente Jair Bolsonaro a projeto que previa punição de até cinco anos para quem promovesse fake News em período eleitoral. 

A segunda derrota para o governo foi a derrubada de alguns vetos do presidente Lula em projeto que restringe a saída temporária de presos em datas festivas, a chamada ‘’saidinha’’. Foram 366 votos a favor da derrubada do veto e 137 contra. 

Também houve aprovação de projeto que derruba parte dos vetos de Lula que dificultava a aquisição de armas de fogo. 

MST

Segundo o O Antagonista, outra grande derrota do governo Lula na sessão do Congresso foi durante a análise de um dispositivo da LDO que proibia o financiamento de movimentos sociais que incentivem ”invasão ou ocupação de propriedades rurais” ou ações que busquem “diminuir ou extinguir o conceito de família tradicional”.

Ainda conforme o site, o dispositivo foi incluído na LDO pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL) e barrado por Lula. Na sessão do Congresso, entretanto, os parlamentares reincluíram esse trecho na LDO com o apoio de 339 deputados e de 47 senadores.



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
25°C
47% 0% 4m/s 70deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS