Governo nomeia novo secretário-executivo de defesa do consumidor e diretora-presidente da Escolagov

O Governo do Estado formalizou  nesta segunda-feira (4) a troca de liderança do Procon-MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) e da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul).

Ângelo Motti passando o cargo na Escolagov

Assume o cargo de secretário-executivo do Procon o psicólogo e mestre em Educação, Antônio José Angelo Motti. Servidor público há 40 anos, Motti desempenhava a função de diretor-presidente da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul desde agosto de 2021. É formado em Psicologia pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), com pós-graduação em Psicologia Social e mestrado em Educação pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Iniciou sua carreira no governo federal como servidor do extinto CBIA (Centro Brasileiro para Infância e Adolescência). Atuou ainda como gerente do Programa de Combate aos Abusos e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Secretaria de Estado de Assistência Social do Ministério da Previdência e Assistência Social, sendo o responsável pela criação e implantação dos hoje conhecidos Creas (Centros de Referência Especializado de Assistência Social).

Na UFMS, idealizou, criou e coordenou o Programa Escola de Conselhos, além de representar a instituição no âmbito das Unirila (União das Universidades de Rota Bioceânica) e Rede Zicosur Universitária. Quanto ao governo estadual, desempenhou em sua carreira funções como diretor de orçamento e finanças na SED (Secretaria de Estado de Educação), a titularidade das Superintendências de Cidadania e Procon na Secretaria de Justiça, além de cargo de direção executiva superior e assessoramento na Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

“Sem dúvida é um desafio extraordinário assumir esta missão no Governo do Estado. Hoje temos lá uma Secretaria Executiva e temos a determinação de promover uma política eficiente de defesa ao consumidor, para ampliarmos nossa atuação em todo Estado. Iremos trabalhar de forma proativa buscando inclusive a prevenção, para reduzir a ocorrência da violação dos direitos dos cidadãos, inclusive estabelecendo parcerias e diálogo com a iniciativa privada, mobilizando para que eles sejam agentes de proteção e promoção dos direitos dos consumidores. Temos um desafio educativo pela frente, até de conscientização da própria sociedade”, descreveu Motti.

O Procon/MS, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos), estava desde março desse ano sob a liderança da servidora pública federal Nilza Emy Yamasaki, que retorna para reassumir suas funções no governo federal.

Escolagov

Ana Paula Martins assume comando da Escolagov

Já na Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), Ana Paula Martins de Assunção assume como diretora-presidente. Ela é advogada, pós-graduada em Gestão Publica, Controle Externo da Administração Publica e Penal e Processo Penal.

Ela conta com a experiência de 20 anos na Administração Publica, tendo sido diretora-tesoureira do Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul, superintendente de Administração da Segov, superintendente de Administração da SAD, secretária-adjunta da SAD e chefe de gabinete da Segov.

“Muito feliz e empolgada com esta missão de assumir a Escolagov, sobretudo por que sou uma entusiasta na capacitação. Estamos começando hoje esta nova missão que considero muito difícil, por entrar no lugar do Ângelo Moti, que fez uma excelente gestão aqui. Trago comigo a experiência de atuar na administração pública há mais de 20 anos e sempre fui muito focada na área de capacitação profissional, pois sempre temos algo novo para aprender”, afirmou Ana Paula.

Ela inclusive já foi apresentada nesta segunda-feira (4) aos servidores e funcionários da Escolagov, em ato com a participação da secretária estadual de Administração, Ana Nardes, que deu boas vindas a nova diretora da Fundação.

Secretária Ana Nardes ao lado de Ana Paula Martins e Ângelo Motti

Fonte: Agência de Notícias MS 

Leonardo Rocha e Kleber Clajus
Fotos: Bruno Rezende

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
9°C
93% 75% 6m/s 130deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS