Grêmio faz referências a título de 1ª edição da Copa do Brasil em nova camisa

A Umbro lançou o novo uniforme principal do Grêmio para a temporada 2024 com homenagem aos 35 anos da conquista da Copa do Brasil de 1989, na primeira edição do torneio organizado pela CBF.

A fornecedora de material esportivo postou um vídeo em sua conta no Instagram, de forma conjunta com os perfis do Grêmio e do time feminino do Tricolor Gaúcho, em que faz várias referências àquele período, à história do clube e à trajetória vitoriosa do Grêmio nos anos seguintes. O filme publicitário é um exercício de semiótica em estado puro.

O vídeo começa com a música Infinita Highway, da banda gaúcha Engenheiros do Hawaii, cantada por um gremista famoso, Humberto Gessinger. Lançada em 1987 e fazendo muito sucesso no ano daquele título da Copa do Brasil, a letra faz referência à trajetória da vida, à liberdade e às escolhas em uma metáfora sobre o momento em que o personagem da música dirige em uma rodovia de alta velocidade, a highway.

Em seguida, um locutor de rádio anuncia entrevista com um ídolo da época, o goleiro Mazaropi, para conversar sobre o título de 1989. Um ouvinte é chamado para comentar e, para a surpresa de ninguém, tem o nome de Geraldo (referência direta à geral do Grêmio, o torcedor raiz, fanático).

Como um exercício de futurologia, ele prevê mais dois títulos da Copa do Brasil nos anos 1990 e inclusive novamente a conquista da América, algo que efetivamente aconteceria na trajetória gremista em sua “infinita Highway”.

Pela imagem de parte do rosto, dá para perceber que o torcedor Geraldo nada mais é que o próprio Mazaropi falando diretamente do futuro.

Tragédia

Parte da renda com as vendas da camisa será doada às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A tragédia ambiental, aliás, adiou o planejamento da Umbro com a camisa.

“O lançamento do novo uniforme estava previsto há algum tempo. No entanto, diante da tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul, optamos por postergar a divulgação da camisa”, conta Eduardo Dal Pogetto, diretor da Umbro.

Com o retorno do Grêmio aos gramados na semana que vem, a fornecedora de material esportivo garantiu uma data para a estreia do novo uniforme.

O Tricolor Gaúcho volta à campo para enfrentar o The Strongest, da Bolívia, pela Libertadores. O jogo será no estádio Couto Pereira, em Curitiba, porque a Arena do Grêmio, que ficou alagada, ainda não tem condições de sediar a partida.

“O novo manto foi criado pensando nas grandes conquistas e na fama de copero do Tricolor Gaúcho. Neste modelo, decidimos homenagear um título de extrema importância para o torcedor gremista, que usará um lindo uniforme”, afirma Dal Pogetto.

“Produzimos um vídeo especial e esperamos que as lembranças de algo tão marcante possam trazer um pouco de calor e conforto para o coração dos nossos torcedores neste momento tão difícil”

Henrique Gutterres, executivo de marketing do Grêmio

Características

Para relembrar aquela conquista, a camisa possui, na barra frontal, um patch que mostra o mapa do país, em alusão à conquista de 1989, com a silhueta da taça, o ano do título e a frase “Campeão da Copa do Brasil”. Na ocasião, o Grêmio derrotou o Sport Recife na final.

A camisa também conta com grafismos com os resultados das partidas da campanha do Grêmio na competição, incluindo a inesquecível goleada de 6 a 1 sobre o Flamengo. A disposição dos resultados remete às viagens feitas pelo clube ao longo da competição. Na parte traseira há ainda uma etiqueta escrita ”Imortal” no tom das listras tricolores.

As novas camisas do Grêmio contam com as tradicionais listras tricolores e uma listra branca na barra da manga e na gola, da mesma maneira que o uniforme do título de 1989.

O uniforme já está sendo comercializado nas lojas oficiais físicas e no e-commerce do Grêmio,alémdas loja on-line da Umbro. Serão comercializados os uniformes nas versões jogador e torcedor nos gêneros masculino, feminino e juvenil.

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
25°C
44% 0% 3m/s 30deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS