Grupo escoteiro leva crianças para brincar na natureza no Parque das Nações Indígenas (vídeo)

Em meio ao Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, o Grupo Escoteiro Padre Heitor Castoldi promove diversas atividades com crianças e jovens de diferentes idades. O objetivo é oferecer experiências ao ar livre que os conectem com a natureza, promovendo integração e desenvolvimento pessoal.

Crisrober Santos é um dos organizadores dos grupos de escotismo pela cidade. Ele é voluntário responsável pelas atividades com crianças de 6 a 10 anos. “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor onde as crianças possam aprender, crescer e se divertir ao ar livre. Aqui, elas têm a oportunidade de desenvolver habilidades práticas, aprender sobre o meio ambiente e fazer amigos para a vida toda”.

Os encontros semanais, que acontecem aos sábados das 14h30 às 17h30, são cheios de atividades ligadas à natureza, desde jogos e brincadeiras até exercícios de sobrevivência. “Nossa ênfase está na educação ao ar livre, onde as crianças podem explorar, experimentar e se conectar com o mundo natural”, explica.

Fundado em 1977, o grupo escoteiro é mantido por voluntários e apoiadores comprometidos com a missão do escotismo. Atualmente, o projeto atende mais de 100 jovens e crianças, divididos em diferentes faixas etárias, desde os 6 anos até os 21 anos.

As atividades do grupo envolvem técnicas de acampamento, vida na natureza e exploração do ambiente ao redor. Com base no Parque das Nações Indígenas, os escoteiros têm a oportunidade de explorar o espaço, realizar jogos, caminhadas, aprender sobre a fauna e flora locais, além de participar de acampamentos regulares.

Além das atividades regulares, o grupo organiza acampamentos pelo menos duas vezes ao ano. “Esses acampamentos são uma parte essencial da experiência escoteira. Eles oferecem uma oportunidade única para os jovens desenvolverem habilidades de liderança, trabalho em equipe e resiliência”, diz Crisrober.

O grupo também se dedica a ações sociais e comunitárias, como a educação escoteira, mutirões ecológicos e mutirões comunitários. Segundo Crisrober, esses eventos não só promovem a conservação ambiental, mas também fortalecem os laços com a comunidade e incentivam o engajamento cívico entre os jovens.

“O compromisso do grupo com a comunidade vai além das atividades ao ar livre. Por meio de eventos, as crianças são incentivados a retribuir à sociedade e cuidar do meio ambiente”, explica.

Como parte da organização nacional Escoteiros do Brasil, que comemora seu centenário este ano, o Grupo Escoteiro Padre Heitor Castoldi se apresenta como uma alternativa para resgatar a infância ao ar livre e afastar as crianças das telas. O grupo realiza atividades todos os sábados para quem deseja participar.

 



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
17°C
77% 0% 3m/s 180deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS