Guarani quer aproveitar relação inesperada com K-pop para internacionalizar marca

Um rolê para lá de aleatório pode render frutos para a internacionalização da marca do Guarani na Ásia. O clube campineiro recentemente viu sua camisa ser ostentada por duas estrelas da música pop do continente: as cantoras Gaeul, do grupo sul-coreano IVE, e Rio, da banda japonesa NiziU, que compartilharam fotos no TikTok usando uma vestimenta dos anos 1990.

A curiosidade acendeu entre os fãs locais, que passaram a buscar as camisas utilizadas por suas ídolas. Lojas on-line passaram a abastecer o público com réplicas piratas em diversas cores, incluindo o preto e branco utilizado pela arquirrival Ponte Preta. Um dos sites chegou a registrar mais de 3.600 unidades vendidas, descrevendo o produto como um moletom de nylon adequado tanto para o verão quanto para o outono.

“A grande repercussão e o número expressivo de fãs desse gênero musical foi uma surpresa significativa para nós. Mas, embora o uso das camisas tenha contribuído para fortalecer a presença do Guarani no continente asiático, a ausência de participação nos lucros das vendas nos causa um desconforto”, admite Adriano Hintze, membro do Conselho de Administração e responsável pelo departamento de marketing do Guarani, em entrevista à Máquina do Esporte.

Internacionalização

Por conta disso, o clube campineiro já prepara uma iniciativa capaz de agradar os fãs asiáticos e também ajudar no processo de internacionalização da marca do Guarani, único time do interior paulista que conta com um título da Série A do Brasileirão em sua galeria de troféus.

“Estamos organizando o lançamento da linha K-pop e trabalhando no desenvolvimento de um produto com a marca do Guarani na Coréia [do Sul]. O objetivo é comercializar diretamente nesses países e oferecer algo de melhor qualidade”, conta o executivo.

O clube já até pensou em como atrair os fãs do K-pop para esse novo produto.

“Pretendemos lançar uma nova linha de roupas, com foco em camisetas retrô alinhadas à moda do K-pop, para capitalizar esse crescente e ampliar a presença do Guarani na cultura global. Nosso objetivo será proporcionar aos torcedores peças exclusivas que fortaleçam a identidade do clube”, explica Hintze.

Camisa do Guarani viralizou na Coreia do Sul e no Japão – Raphael Silvestre/Guarani

Ações

Outra iniciativa foi planejar iniciativas que também agradem os fãs brasileiros do gênero.

“Já estabelecemos contato direto com a produtora responsável por um dos shows que ocorrerá no Brasil, para podermos construir ações em conjunto, e expressarmos nossa gratidão às cantoras e aos fãs desse gênero musical”, comenta o responsável pelo marketing do Guarani.

A ideia é que essa coleção seja lançada logo, em conjunto com a Kappa, fornecedora de material esportivo do Guarani, para aproveitar a inesperada onda K-pop que fez com que o time campineiro passasse a ser conhecido e buscado no outro extremo do planeta.

“Outros países asiáticos, como o Japão, também estão se envolvendo nessa febre, especialmente aqueles com forte apelo pelo estilo musical K-pop. Muitos seguem fielmente a cultura das ‘idols’, o que nos leva a crer que existe uma popularidade enorme em todo o continente”, destaca Hintze.

“Nossa meta atual é desenvolver rapidamente essa linha oficial Guarani K-pop e lançá-la para atender à crescente demanda desse público”, acrescenta o executivo.

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