Guarda abre investigação sobre pistola em abordagem a ciclistas em Campo Grande (vídeo)

Guarda Civil Metropolitana anunciou que abrirá procedimento administrativo disciplinar para averiguar a conduta de três membros da corporação. Os agentes foram denunciados por sacarem armas durante uma abordagem a ciclista suspeitos, nesta quarta-feira (1º). 

”… servidores da Guarda Civil Metropolitana passam por constantes treinamentos e reciclagens e será aberto um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para averiguar a ação praticada e tomada das medidas cabíveis”, disse a Guarda em nota ao TopMídiaNews

A corporação explicou que os agentes em questão faziam a orientação do trânsito de ciclistas durante o Passeio Ciclístico, evento tradicional e sempre realizado no Dia do Trabalhador (1º de Maio). Um participante do evento teria feito um ataque verbal à guarnição. 

A nota ressalta que a atitude do cidadão – desacato a servidor público – envolvido é crime previsto no artigo 331 do Código Penal. 

”… o transeunte foi advertido por sua conduta, momento em que teve início aglomeração entre demais pessoas presentes no evento”, destacou a nota. O texto observou ainda que os procedimentos adotados visavam a segurança de todos. 

”… em razão da incolumidade física e da segurança do próprio servidor, da guarnição e das demais pessoas envolvidas, o agente e o restante da equipe permaneceram no local, contudo, liberando o cidadão que havia sido abordado”, diz a parte final do comunicado. 

Entenda o caso 

Grupo de garotos e adolescentes que participava do passeio ciclístico, na manhã desta quarta-feira (1º), denunciou abordagem da Guarda Civil Metropolitana, em Campo Grande. Os agentes estavam com arma em punho, o que gerou revolta das testemunhas. 

Segundo a denúncia, um dos ciclistas teria xingado membros da corporação durante o trajeto – Avenida das Bandeiras – Parque das Nações Indígenas. O jovem foi abordado e questionado por três GCMs. 

Ainda segundo a gravação, ciclistas acompanharam a abordagem e reclamaram que um dos servidores estava com a arma em punho e direcionado para crianças e adolescentes.

”O cara apontando arma para um monte de criança”, disse outra vez um popular revoltado. 

Em meio à denúncia de abuso de autoridade também houve xingamentos e menosprezo por parte dos ciclistas contra os servidores da segurança. 

”Vamos chamar a polícia de verdade”, disse um dos participantes do passeio e ”quando é com bandido, vocês não metem a cara, né”. 

Também foi denunciada truculência na abordagem, com a indicação que um dos guardas estaria pisando na bicicleta de um dos participantes. 

A gravação tem cerca de dois minutos e meio e termina com os servidores deixando a aglomeração debaixo de protesto dos garotos. 

 



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
17°C
72% 0% 4m/s 170deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS