Há três anos fechado, aeroporto de Dourados segue sem prazo para voltar a operar

Nesta quarta-feira (1º), a pista do Aeroporto Regional Francisco Pereira de Matos completas três anos interditada para obras e segue sem prazo para voltar a operacionalizar voos. Apesar do 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção), responsável pela obra, sinalizar que a pista está “100% operável”, ainda existem trâmites relacionados a vistoria e documentação para ocorrerem.

Em meio a isso, o prefeito Alan Guedes (PP) assinou nesta segunda-feira (29), o contrato que repassa o local para gestão da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), que ficará responsável pelo aeroporto, segundo o site Dourados News.

Durante uma visita técnica na sexta-feira (26), o coronel Bartolomeu Herbert Bezerra de Mello, do 3º Grupamento de Engenharia, disse que a pista está “completa”, inclusive com a pintura e sinalização já conclusas. Agora, é aguardada uma documentação de uma empresa terceirizada para dar andamento a uma posterior homologação junto aos órgãos competentes como o Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Mesmo com os trâmites burocráticos pela frente, a diretora do Aeroporto, Gisele Marques, se mostrou positiva sobre as perspectivas do recebimento de voos no aeródromo. Ela destacou a existência de um Notam (Aviso aos Aeronavegantes) sobre interrupção de serviços vigente até o fim de junho e diz que não há intenção de prorrogação deste documento.

“Após o recebimento da prefeitura desses documentos que a gente tem que inserir no sistema, começa o prazo da Agência Nacional que vai analisar e tem o prazo deles. Assim que postado essa documentação, a gente já pode estar abrindo o aeroporto e virão posteriormente os técnicos da Anac para fazer a inspeção in loco. Temos um Notam que está publicado até o dia 28/06 e não temos expectativas de prorrogar, então gente está trabalhando com esses processos dentro dessa data que já está publicada”, disse em recente entrevista ao Dourados News.

Em balanço, o 9° BEC detalhou os serviços concretizados no período. Entre eles estão a elaboração dos projetos básicos e executivos do canteiro de obras e da Pista de Pouso e Decolagem (PPD), fresagem da PPD, serviços de terraplenagem, pavimentação da PPD, lançamento de grama em placa e realização de hidrossemeadura. 

Também foram realizados os seguintes trabalhos de engenharia: sistema de balizamento da PPD; novo sistema de drenagem do aeroporto; instalações das subestações de entrada e de auxílios; cerca operacional do aeroporto; e ramal que liga o novo sistema instalado no aeroporto à antiga Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo (EPTA), construção do novo pátio de aeronaves, ampliação da PPD em 400 m, instalação dos Equipamentos de Auxílio à Navegação, pintura da PPD, Taxiway “A” e antigo pátio de aeronaves.

Para tais ações, um total de cerca de R$ 95 milhões foi empenhado, conforme informado pelo 9° BEC. No local, ainda estão em execução os serviços de pavimentação do restante da Taxiway “B”, pavimentação da Taxiway “C”, construção da via operacional do aeroporto, o que conforme os responsáveis não são impeditivos no quesito de uso da pista.

Questionado sobre a expectativa para liberação da pista do Aeroporto, o prefeito Alan Guedes disse que não iria mais cravar prazos. “Aguardar a entrega, nós não vamos cravar prazo mais, porque toda vez que foi dado prazo em relação à entrega pelo Exército ele foi frustrado por alguma razão que não vem ao caso. Eu não estou fazendo juízo de valores sobre a frustração do prazo, mas não foram cumpridos. Agora sabemos que a obra está em um estágio muito pronta já”



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