Herpes-zóster: diagnósticos da doença estão aumentando no Brasil

A estimativa é que o vírus Varicela-Zóster (VVZ), que provoca a catapora e o herpes-zóster, esteja alojado em 95% dos brasileiros, isso porque a vacina só começou a ser produzida em 1990. O patógeno fica latente no corpo e, quando aparece uma situação de queda de imunidade, ele pode ser manifestar novamente, causando grande desconforto.

Um levantamento realizado por médicos do Instituto Penido Burnier, de Campinas (SP), mostrou que os casos de herpes-zóster estão aumentando no Brasil: 27 mil diagnósticos de reativação do vírus foram feitos nos dois primeiros meses do ano contra 9 mil no mesmo período do ano passado. As informações vieram de uma pesquisa do Datasus.

Autor do levantamento, o médico Leôncio Queiroz Neto atribui o crescimento de casos de herpes-zóster ao envelhecimento da população brasileira, uma vez que a chance de o vírus se manifestar é maior entre quem tem mais de 50 anos.

Sintomas da herpes-zóster

O principal sintoma da doença são lesões cutâneas que coçam e ardem muito. É comum que elas se concentrem em apenas um lado do corpo e formem caminhos que acompanham as ramificações nervosas.

Antes do aparecimento das lesões, na maior parte dos casos, ocorrem os seguintes sinais e sintomas:

  • Dores nos nervos;
  • Formigamento, agulhadas, adormecimento, sensação de pressão;
  • Ardor e coceira locais;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Mal-estar.



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
26°C
36% 0% 6m/s 100deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS