Incêndio em uma área de vegetação foi registrado na tarde deste domingo (15), no fundo do residencial José Teruel filho, em Campo Grande.
Leitor do TopMídiasNews registrou o momento em que o fogo tomou conta de parte da área.
Uma grande nuvem de fumaça negra podia ser vista de longe. Moradores ficaram revoltados com a situação e criticaram a conduta de pessoas que colocam fogo em áreas de vegetação, principalmente nesse período de seca.
“Com a umidade do ar baixa e as pessoas fazendo isso, é uma grande falta de consciência”, disse o leitor que encaminhou o vídeo para a redação do TopMídiaNews.
A Capital Morena tem sofrido as consequências por causa dos incêndios ocorrido no Pantanal. A fumaça tem se espalhado e atingido longas distâncias, deixando o céu encoberto por uma nuvem acinzentada.
As queimadas que atingiram Mato Grosso do Sul neste mês, já ultrapassou 1,1 milhão de hectares queimados, três vezes mais que o ano passado inteiro.
Atear fogo é crime
O uso de fogo é crime previsto em lei e prevê sanções penais e administrativas para quem comete condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Provocar incêndio em mata ou floresta pode dar prisão de dois a quatro anos, além de multa, diz a legislação.
Denúncias de queimada urbana podem ser feitas diretamente na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista (Decat), localizada na Rua Sete de Setembro, 2.421, na Capital, ou pelo telefone (67) 3325-2567. Existe um plantão 24 horas para atender o cidadão.
Casos de ocorrência de fogo em terrenos sem autorização ambiental e com autor conhecido podem ser denunciado ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental (PMA), que está localizado na Avenida Mato Grosso, Jardim Veraneio, em Campo Grande, ou pelo telefone (67) 3357-1501.