Insumos estratégicos, os remineralizadores de solo colaboram para que ocorra maior disponibilização de nutrientes de plantas fixados ao solo.

Os insumos vêm da mineração e colaboram com a agricultura, como foi explanado num painel do 8º Encontro Nacional da  Média e Pequena Mineração, que acontece em Goiânia até esta quinta-feira.

O pesquisador da Embrapa Cerrados Éder Martins confirmou a importância da relação entre os dois setores no país. “Por que a mineração e o agro estão juntos? Porque todos os nutrientes que a gente utiliza para fazer o manejo da fertilidade do solo vem de uma rocha, só tem um nutriente que não vem, que é o nitrogênio, que o grande reservatório está na atmosfera, mas todo o restante vem de alguma rocha”, explicou.

Os produtos agrominerais apresentam bom resultado, principalmente quando usados  em associação com fertilizantes solúveis. Por isso, o mercado de agrominerais silicáticos no país têm conquistado seu espaço, como conta o diretor presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais (ABREFEN), Frederico Bernardez.

“A gente já estima que cerca de 10% de toda a área agricultável do país já tenha utilizado os remineralizadores de solo, isso é um cálculo estimado, uma vez que a gente já tem o volume demandado, o volume produzido, o volume entregue, e uma média de utilização desses produtos, que está gerando hoje a média em torno de 2 a 3 toneladas — a depender também das características dos insumos”, contextualiza.

Para maior incentivo e implementação destes produtos na agricultura brasileira, a pesquisadora geóloga do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) Magda Bergmann destaca a importância de recursos que colaborem com este mercado. “A importância de linhas de financiamento, isso a gente já está vendo acontecer, que dê acesso a todo tipo de agricultor a esses diversos produtos, não só remineralizadores, mas fertilizantes minerais simples também, fundamentalmente são produtos derivados de rochas silicáticas”, explicou.

Os  remineralizadores de solo são uma alternativa para a redução da dependência brasileira aos fertilizantes importados. O uso da alternativa é complementar às adubações com fertilizantes sintéticos. 

Fonte: Brasil 61

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
14°C
82% 100% 5m/s 160deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS