Investidoras de LFU, General Atlantic e XP compram parte da LiveMode, que negocia direitos da liga

A General Atlantic (GA), uma das investidoras da Liga Forte União (LFU), comprou participação minoritária na LiveMode, empresa que negocia os direitos de transmissão do bloco de clubes.

“A parceria com a General Atlantic e a XP representa um marco significativo em nossa trajetória. A experiência dessas duas empresas em escalonar negócios de alto crescimento, aliada às suas amplas redes globais, será essencial à medida que expandimos nossas operações”, afirma Leo Lenz Cesar, sócio da LiveMode responsável pela estratégia e execução dos investimentos.

A fatia adquirida e o valor do investimento não foram divulgados pela empresa norte-americana de capital de risco. A aquisição também teve a participação da XP Private Equity, fundo da XP, outra investidora da LFU.

“A LiveMode tornou-se parceira de diversas entidades esportivas e está posicionada para explorar direitos de mídia e gestão de ligas, abrangendo não apenas o futebol, mas também outras modalidades esportivas”, destacou Guilherme Teixeira, sócio e diretor da área de Private Equity da XP.

“Acreditamos que este investimento contribuirá para o desenvolvimento do ambiente de negócios no setor esportivo brasileiro”, acrescentou.

Ativos

Segundo a GA, “A parceria dos investidores com a LiveMode tem como objetivo acelerar o crescimento da empresa e seu impacto no mercado de esportes e mídia, por meio de seu portfólio completo de soluções para detentores de direitos e investimentos de longo prazo em propriedades esportivas”.

“Estamos entusiasmados em ser parceiros da equipe da LiveMode na próxima etapa de sua jornada, à medida que a empresa fortalece ainda mais seus negócios por meio de parcerias e aquisição de propriedades esportivas no longo prazo, bem como expansão global”, analisou Luiz Ribeiro, managing director e cohead da General Atlantic no Brasil.

A LiveMode é a agência nomeada para negociar os direitos de transmissão dos 26 clubes que integram a LFU. No momento, não há nenhuma proposta oficial por esses ativos, mas a empresa espera arrecadar mais fatiando esses direitos por várias plataformas, estratégia que já seguiu na negociação desses ativos do Paulistão, torneio em que é parceira da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Já a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) vendeu esses ativos com o Grupo Globo para todas as plataformas. Assim, Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vitória terão seus jogos como mandantes transmitidos por Globo, Sportv ou Premiere para o ciclo de 2025 a 2029. O Santos, caso suba à Série A em 2025, também entrará nesse grupo.

Ampliação

Segundo a LiveMode, a entrada da GA e da XP na empresa, irá ajudar a agência a ampliar investimentos de longo prazo em propriedades esportivas. A ideia é focar em três tipos de ativos: ligas de futebol, esportes olímpicos e esportes emergentes.

“Estamos muito felizes com esta parceria, que acelerará nossa ambição de profissionalizar e promover o crescimento do esporte no Brasil e em outros países”, declara Cesar, da LiveMode.

Com entrada da GA no negócio, a LiveMode também planeja expandir sua presença internacional.

Negócios cruzados

Não é o primeiro movimento de GA e XP em direção a ativos próximos do Forte União. Em novembro, um consórcio formado pelas investidoras e com participação também de Life Capital Partners (LCP) investiu R$ 2,6 bilhões para adquirir 20% dos direitos comerciais dos clubes que integral a LFU por 50 anos

Agora, como donos de parte da LiveMode, GA e XP também terão em seu portfólio a CazéTV, plataforma de streaming comandada pelo influenciador digital Casimiro Miguel, que já transmitiu eventos como a Copa do Mundo do Catar 2022 e a Copa do Mundo Feminina da Austrália e Nova Zelândia 2023. O canal alcançou mais de 12 milhões de inscritos no YouTube em seu primeiro ano.

A LiveMode também renovou recentemente parceria com a Fifa para negociar os direitos de transmissão no Brasil da Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.

Liga?

Com os clubes da LFU amarrados a acordos comerciais com GA, XP, LCP e LiveMode, e os times da Libra já acertados com a Globo, fica cada vez mais difícil que haja uma associação entre os blocos de clubes para a formação de uma liga unificada. A entrada das investidoras da LFU com participação minoritária na LiveMode é mais um passo em direção a esse distanciamento.

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
29°C
39% 0% 4m/s 120deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS