Jovem recebe alta hospitalar após transplante de medula óssea em Campo Grande

O jovem Kauan Oliveira da Silva Rosa, de 20 anos, realizou um transplante de medula óssea e recebeu alta após ficar internado no Hospital da Cassems, em Campo Grande, desde o fim de novembro do ano passado, quando veio de Dourados para tratar de um linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que se origina no sistema linfático, responsável pela produção das células de imunidade.

O estudante de direito recebeu alta hospitalar nesta quinta-feira (4). Ele permaneceu internado e tratando da doença desde o dia 30 de novembro e nesse meio tempo, conciliou as coisas com os estudos.

“Foi um tempo longo para gente descobrir o linfoma, desde o começo dos sintomas até o diagnóstico, levou uns seis meses. Eu sentia febre, mas os exames de sangue davam normais, aí depois de um exame de imagem e uma biópsia, eu descobri o linfoma, aí já começamos o tratamento com a quimioterapia. Eu fiquei imunossuprimido, a imunidade foi lá embaixo. Meu pai, minha mãe, minhas avós, foram importantíssimos para que eu chegasse até aqui”.

“Eu não queria largar minha faculdade, eu ia quando podia, fiz acordo com os coordenadores e com os professores, quando estava melhorzinho, fazia provas, apresentava seminários, mas em nenhum momento cogitei trancar minha faculdade, não à toa passei e vou agora para o terceiro ano”, completou.

Este é o 6º transplante autólogo de medula óssea realizado pela unidade hospitalar, desde que foi autorizado pelo Ministério da Saúde, em julho de 2022.

É possível realizar o transplante de medula óssea autólogo quando as próprias células-tronco, presentes na medula do paciente são coletadas e, posteriormente, utilizadas no tratamento, um autotransplante de medula.



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
22°C
49% 0% 2m/s 50deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS