Nesta terça-feira (25), durante o programa semanal Conversa com o Presidente, conduzido pelo jornalista Marcos Uchôa, o presidente Lula (PT), afirmou que apenas organizações policiais deveriam ter locais para a prática de tiros e que a política de liberar a compra de armas do governo anterior era para “agradar o crime organizado”. Lula pediu ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para fechar “quase todos” os clubes de tiro do país.
Na ocasião, o presidente ressaltou que a população precisa viver de forma civilizada, participar de construções positivas e que o Brasil vai melhorar quando “entrar na era do livro, na era da cultura”, não das armas.
“Eu já conversei com o Flávio Dino, nós temos que fechar quase todos, só deixar aberto aqueles que são da Polícia Militar e do Exército ou da Polícia Civil. É organização policial que tem que ter lugar para atirar, para treinar tiro, não é a sociedade brasileira, nós não estamos preparando uma revolução”, disse.
Cabe relembrar que, na semana passada, o governo federal lançou o Programa de Ação na Segurança (PAS), em prol do fortalecimento da segurança pública do país. Entre os atos assinados, está um decreto com medidas visando o controle responsável das armas.
A principal mudança para o controle de armamentos foi a redução de armas e munições acessíveis a civis, incluindo CACs registrados. Também restabelece a distinção entre as armas de uso dos órgãos de segurança e as armas acessíveis a cidadãos comuns. Não é mais permitido que caçadores, atiradores e colecionadores transitem com armas municiadas.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Política
Parceria entre Coreia do Sul e Brasil para o avanço da produção sustentável é estreitado
Política
Plano Safra para agricultura familiar é lançado na Capital
Política
Ipems mostra bom desempenho eleitoral de Adriane
Política
Em busca de transformação digital, Riedel lança novo sistema eletrônico
Política
Homem sai de casa para não discutir com a esposa e acaba esfaqueado no Colibri
Política
Azambuja recebe Medalha de Condecoração de Comitiva Paraguaia
Política
Em Brasília, Adriane participa do “Cidade Presente”
Política
Previsto para agosto, PAC já está com orçamento fechado, garante Simone Tebet
Política
Decisão judicial define Rose como presidente do União Brasil em MS
Política