As cidades capixabas de Vitória e Vila Velha receberam, neste fim de semana, a 32ª edição das Dez Milhas Garoto, considerado o maior evento esportivo do estado do Espírito Santo e que faz parte da lista das dez maiores provas de running do país.
Criada em 1989 para celebrar os 60 anos da marca de chocolates Garoto no Brasil, a prova não para de crescer. Em 2023, além da 32ª edição da corrida, com 13 mil inscritos, houve a 20ª edição da Corrida Garotada, com nada menos do que 2.200 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, e ainda a 2ª edição da Cachorrida, em que 600 tutores levaram seus animais de estimação para participar do evento.
Ou seja, no total, o evento teve quase 16 mil inscrições realizadas em dois dias. Garotada e Cachorrida foram disputadas na parte de trás do Shopping Vitória no sábado (23), com a prova principal sendo realizada no domingo (24), com largada na Praia de Camburi, em Vitória, passagem pela temida Terceira Ponte e chegada em frente à fábrica da Garoto, em Vila Velha.
“Para a Garoto, é um momento de celebração. É uma empresa que está há 94 anos no Brasil, no Espírito Santo. Nesse fim de semana, a gente faz essa festa, essa festa de incentivo ao esporte com a comunidade, que é sempre muito importante pela representatividade que tem junto ao público”, afirmou Marcos Freitas, gerente de marketing da Nestlé, dona da marca Garoto, em entrevista exclusiva à Máquina do Esporte.
A força da Garoto no ES
Cidades separadas fisicamente por três pontes, com a mais nova delas sendo a Terceira Ponte, Vitória e Vila Velha têm na Garoto um dos seus grandes orgulhos, quiçá o maior deles. A fábrica da marca, instalada no bairro da Glória, em Vila Velha, é o sonho de emprego de muitas crianças e adolescentes capixabas, o que mostra a força da Garoto no coração e na mente da população.
Dessa forma, para os capixabas adeptos do running, correr a prova é quase uma obrigação. Some-se a isso o fato da prova existir há mais de três décadas e já ser uma das mais tradicionais do calendário do país e dá para entender a importância do evento para o estado, inclusive financeiramente falando.
“A gente tem uma estimativa de que, só no fim de semana das Dez Milhas, há uma movimentação de cerca de R$ 4 milhões no trade turístico do estado, em especial na Grande Vitória [Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica], restaurantes, hotéis, por causa da prova. A gente tem muita gente que vem principalmente de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e essas pessoas vêm para conhecer, para passear ou matar a saudade do Espírito Santo para aqueles que já conheciam”, destacou Freitas.
Na questão do turismo, uma das grandes atrações é justamente a fábrica da Garoto, que conta com um tour para que os moradores e os turistas possam conhecer as instalações. Esse tour foi suspenso desde o início da pandemia, mas deverá voltar remodelado até o fim deste ano.
Para se ter uma ideia, até 2019, quando o passeio estava funcionando, a fábrica era a segunda atração turística mais visitada do estado, perdendo apenas para o Convento da Penha, que também fica em Vila Velha. Ao lado dela, há uma loja com cerca de 400 metros quadrados e produtos que podem ser encontrados pelo Brasil, mas também aqueles que só serão encontrados ali, como canecas, ímãs, chaveiros e outros itens
“As pessoas que vêm de fora para a prova naturalmente querem visitar a fábrica e passam na loja. Temos um crescimento bem significativo da loja, se considerarmos a média mensal”, revelou Freitas.
Expansão?
Tão tradicional e adorada pelos capixabas, as Dez Milhas Garoto nunca saíram do Espírito Santo. No entanto, com o crescimento cada vez maior no número de inscritos, a Nestlé cogita que a prova possa ganhar uma versão em alguma outra localidade do país algum dia.
“O principal é estar aqui no Espírito Santo. Mas já pensamos, sim, em expandir para outro lugar. Posso dizer que não descartamos essa possibilidade e que isso pode, sim, estar nos planos no futuro”, finalizou Marcos Freitas.