O futebol brasileiro observou, nos últimos anos, uma explosão na quantidade de casas de apostas patrocinadoras de equipes e competições. Para Newton Neto, CEO da Lean Agency e colunista da Máquina do Esporte, a rápida entrada das bets no esporte é um incentivador para a criatividade do marketing esportivo.
Em sua participação ao Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, nesta terça-feira (30), o executivo questionou a efetividade dos patrocínios a clubes de futebol, principalmente por conta dos altos valores investidos pelas casas de apostas. Ainda assim, apontou que este movimento incentivou novas estratégias no marketing.
“Particularmente não sou muito adepto ao patrocínio a clube de futebol. Os valores são irreais, não condizem, não trazem esse retorno. Acho que começou a ter mais cautela, a pensar mais, porque também foi diminuindo a quantidade de ativos. Os territórios estão mais dominados, então você tem que usar mais a criatividade, se prossionalizar mais”, disse.
Construção de marca
Newton Neto também comentou sobre o trabalho feito para a construção da marca Betnacional, casa de apostas agenciada pela Lean Agency que pertence ao NSX Group, neste cenário de intensa competição com outras empresas do ramo.
“Quando construímos a marca da Betnacional, não podíamos colocar um break comercial em um campeonato na Globo, na Série A e B, porque pertencia à Sportingbet. Então, construímos a marca sem ter o filé mignon do negócio”, exemplificou o executivo.
“Eu acho que no segmento de bet, 70% do negócio é marketing. Sempre trabalhamos para que a Betnacional fosse desejada pelo Brasil”, completou.
Confira abaixo, na íntegra, o bate-papo de Felippe Marchetti com Erich Beting e Gheorge Rodriguez, no canal da Máquina do Esporte no YouTube: