Bruno Pessoa, diretor-geral da Chiliz e Socios.com no Brasil, empresas de plataforma blockchain que criaram fan tokens para diversos clubes no país e no exterior, acredita que a ferramenta seja uma forma importante para os times se conectarem com a geração Z e buscarem maior engajamento.
Em entrevista ao Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, na terça-feira (19), o executivo também destacou o potencial desses ativos digitais como ferramenta importante para a internacionalização da marca das equipes brasileiras.
“Temos pessoas do Brasil que colecionam os tokens do exterior e vice-versa. Tem muita gente do exterior que está comprando os fan tokens dos clubes brasileiros e, de alguma forma, ajudando na internacionalização das marcas desses clubes. É uma excelente forma de internacionalização da marca dos clubes e um ponto de contato com esse novo consumidor”, avaliou Pessoa.
Durante sua participação, o executivo explicou o funcionamento de plataformas blockchain. A partir disso, apresentou o conceito do fan token e todas suas possibilidades, como a de tornar o torcedor um parceiro ativo do seu clube de coração participando de escolhas e outras experiências.
Entre os clubes que são parceiros da Socios.com, está o PSG. O pioneirismo do time francês na adoção de fan tokens foi também um dos assuntos tratados por Pessoa. Além dos franceses, equipes como Manchester City, Barcelona, Juventus, Benfica, Palmeiras e Flamengo, entre vários outros, possuem ativos virtuais em parceria com a empresa.
Confira na íntegra o bate-papo de Bruno Pessoa com Erich Beting e Gheorge Rodríguez, no canal da Máquina do Esporte no YouTube: