O Instituto Tiago Camilo, que há 12 anos utiliza o judô como uma ferramenta de integração e transformação social para jovens, está entrando no mundo do alto rendimento. Tiago Camilo, medalhista olímpico e presidente do projeto, participou do Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, e explicou as ações da entidade relacionadas a este universo.
Tiago Camilo, medalhista de prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008, detalhou um projeto feito em São Caetano do Sul, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo. Com a iniciativa, seu instituto passará a atuar também na captação de atletas de alto rendimento para o judô.
“Esse ano, estamos estruturando uma operação de alto rendimento em São Caetano do Sul. O instituto foi convidado para assumir o alto rendimento do judô na cidade”, disse o medalhista olímpico.
“No projeto de São Caetano, queremos dar mais prioridades para nossos atletas que estão em outros estados. Se um professor observa um menino com potencial de ir para o alto rendimento, ele fica uma semana em São Caetano e de repente é absorvido para o alto rendimento”, explicou.
Empreendedor
Durante sua participação, o ex-judoca também compartilhou diversas experiências vividas durante sua carreira e como elas influenciam na sua jornada como empreendedor no esporte. Além do instituto, o ex-atleta também possui academias e é criador de uma metodologia de ensino de judô.
“Eu como atleta queria me tornar mais completo a cada dia. Essa busca pela excelência, a disciplina e a consistência foi muito importante para mim”, avaliou.
Confira abaixo, na íntegra, o bate-papo de Tiago Camilo com Erich Beting e Gheorge Rodriguez, no canal da Máquina do Esporte no YouTube: