Mato Grosso do Sul e Paraguai fortalecem laços de cooperação para garantir desenvolvimento integrado

Na quarta-feira (5), o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), acompanhou o governador Eduardo Riedel em viagem oficial a Assunção, no Paraguai e, a convite do embaixador José Antônio Marcondes, participaram de reunião com o futuro presidente paraguaio, Santiago Pena, para discutir questões de cooperação e desenvolvimento integrado entre o país vizinho e Mato Grosso do Sul.

“Na pauta do encontro, o foco foi a cooperação e o desenvolvimento integrado entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul, ressaltados pelo presidente Santiago Pena. O governo estadual vê a necessidade de ampliar o processo de integração histórico e cultural existente entre as regiões, com foco em investimentos na área de infraestrutura”, comentou o secretário Jaime Verruck.

Dentre os assuntos discutidos, destaca-se o projeto da Rota Bioceânica, que busca a continuidade das obras e a consolidação de um corredor rodoviário estratégico. Além disso, foram abordadas a ligação de Porto Murtinho por meio de uma ponte sobre o Rio Apa, a questão do controle sanitário entre o Brasil e o Paraguai e a necessidade de desburocratizar a questão alfandegária, em Porto Murtinho em Ponta Porã. “Avançamos no sentido de termos uma alfândega integrada, de cabeceira única, nessas duas cidades da fronteira”, acrescentou o titular da Semadesc.

O secretário Jaime Verruck ressaltou a importância da reunião, afirmando que “o presidente Santiago deixou muito clara a necessidade de estreitar relações. Ele já tem feito várias reuniões com o presidente Lula, mas também quer uma relação direta do Paraguai com o Estado de Mato Grosso do Sul, buscando exatamente o desenvolvimento de toda a região de fronteira e a integração econômica, social e cultural”.

Na avaliação do secretário, o Governo de Mato Grosso do Sul e o Paraguai “vislumbram uma parceria estratégica e promissora, com o objetivo de fortalecer os laços comerciais e impulsionar o desenvolvimento mútuo. O próximo passo é coordenar os projetos de infraestrutura em conjunto e avançar na questão alfandegária, buscando estreitar ainda mais as relações comerciais e impulsionar o crescimento econômico nas duas regiões”, finalizou.

A reunião contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Gerson Claro, do deputado estadual Paulo Corrêa e da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.

Fonte: Semadesc

Publicado por: Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semadesc

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
20°C
52% 0% 5m/s 70deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS