Mato Grosso do Sul recebe caravana participativa para a construção coletiva do Plano Juventude Negra Viva

Com o objetivo de formular as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a população jovem e negra, a caravana participativa para a construção coletiva do PJNV (Plano Juventude Negra Viva), chegará a Mato Grosso do Sul na próxima semana. 

O evento que é coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial e pela Secretaria Nacional da Juventude da Secretaria-geral, com apoio da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), por meio Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, será realizado nos dias 24 e 25 de julho, no auditório do Eco Hotel do Lago, em Campo Grande.

“A Caravana da Juventude Negra Viva é um espaço coletivo para a construção do Plano Nacional da Juventude Negra. É importante estar em Mato Grosso do Sul para fazermos essa construção coletiva. É o Governo do Estado participando ativamente para o fomento e articulação das políticas públicas, envolvendo todas as pessoas. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, pessoas negras representaram 77,6% das vítimas de homicídio doloso. Então, é um momento de pautar a vida da juventude negra, a questão do emprego, da saúde, dos direitos a essa população”, explica a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Vânia Lúcia Baptista Duarte.

Durante o encontro, os movimentos sociais e de juventude poderão aportar suas contribuições para a elaboração do PJNV, que deverá ser lançado em novembro deste ano. Os eixos temáticos abrangem as áreas de segurança pública e acesso à justiça; geração de trabalho, emprego e renda; educação; democratização do acesso à cultura e a ciência e tecnologia; promoção da saúde; e garantia do direito à cidade.

“Políticas Públicas são formadas a partir da participação popular para um melhor direcionamento das entidades governamentais nas ações e projetos, a pauta da Juventude nesta caminhada é indispensável. A participação de toda população jovem negra é necessária para construção de um futuro promissor desta parte tão importante da população, em que haja a garantia dos direitos humanos e a evolução social, educacional, cultural e de todos os segmentos. Juntos somos mais fortes e contamos com seu apoio e participação para nos ajudar nesta caminhada”, ressalta o subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Juventude, Juan de Paula Nazareth. 

CARAVANAS

As Caravanas Participativas são o mecanismo adotado pelo Governo Federal para ouvir diretamente da população as demandas relativas à juventude negra. Serão realizados encontros em todas as capitais das unidades federativas para uma escuta atenta às necessidades da sociedade.

COMO PARTICIPAR?

A Caravana Participativa para Construção do Plano Juventude Negra Viva será realizada nos dias 24 e 25 de julho, no auditório do Eco Hotel do Lago, em Campo Grande.

Para fazer a inscrição acesse AQUI

Além do encontro presencial, a população também poderá enviar suas contribuições pela internet, por meio do Fala.BR. “Sabemos que existem muito mais demandas além das pessoas que vivem nas capitais dos estados, por isso vamos abrir esse canal de comunicação digital, para que as pessoas possam contribuir de onde estiverem”, explica o diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo, Yuri Silva.

SERVIÇO
Caravana Participativa para Construção do Plano Juventude Negra Viva
Data: 24 e 25 de julho de 2023
Horário: 08h30 às 18h (nos dois dias)
Local: Auditório Eco Hotel do Lago (R. Bom Retiro, 1098, Campo Grande/MS)
Inscrição: clique AQUI

Fonte: Agência de Notícias MS

Texto: Jaqueline Hahn Tente, Setescc

Foto: Roberta Aline, ASCOM/MDS

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
28°C
44% 0% 6m/s 360deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS