De Roberto Carlos à Queen, não faltam composições em homenagens às figuras paternas
“Father and Son” é uma das músicas mais conhecidas sobre a relação entre pais e filhos. Do quarto álbum do Cat Stevens, Tea for the Tillerman, lançado em 1970, a canção tem formato de uma conversa, em que o cantor faz vozes diferentes para representar as duas figuras. Questionado em entrevista sobre se a música é autobiográfica, Stevens disse: “nunca entendi meu pai direito, mas ele sempre me deixou fazer o que eu quisesse. Ele me deixou livre. ‘Father and Son’ é para as pessoas que não conseguem se libertar”.
“FATHER AND DAUGHTER” – PAUL SIMON
Na mesma linha do folk rock, Paul Simon também lançou sua música, mas desta vez sobre a relação de pai e filha. “Father and Daughter” foi escrita para o filme Os Thornberrys – O Filme e incluída no 11º álbum do cantor, Surprise. A faixa foi inspirada na relação do cantor com a sua filha Lulu, que tinha 7 anos na época. Curiosamente, Simon chamou seu filho de 10 anos, Adrian, para cantar a harmonia na música, que foi indicada ao Oscar em 2002.
“MEU QUERIDO, MEU VELHO, MEU AMIGO”
Roberto Carlos compôs uma de suas canções mais importantes em homenagem ao seu pai, Robertino Braga. “Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo”, lançada no vigésimo álbum do cantor, de 1979, foi mostrada para o seu pai poucos dias antes de sua morte, aos 84 anos, em janeiro de 1980
“PAI GRANDE” – MILTON NASCIMENTO
Na MPB também não faltam canções sobre pais, e uma das grandes veio de Milton Nascimento, no álbum de 1969, que leva o seu nome. “Pai Grande” foi incluída também no álbum seguinte, Milton, e traz uma letra comovente, criando paralelos entre a figura paterna e a divina.
“FATHER TO SON” – QUEEN
“Father To Son” é outra ótima música sobre o assunto. A composição de Brian May traz partes pesadas contrastantes com trechos no piano, e é escrita da perspectiva de um pai falando com o filho. A faixa foi incluída no disco Queen II, de 1974.
“MY FATHER’S HOUSE” – BRUCE SPRINGSTEEN
Bruce Springsteen teve uma relação difícil com seu pai, e isso foi mencionado em algumas de suas músicas. Mas uma das mais tocantes veio em Nebraska, álbum de 1982, na faixa “My Father’s House”, em que ele fala sobre tentar se reconectar em uma relação perdida com seu pai. Mais tarde na carreira, quando era introduzido ao Hall Of Fame, Springsteen agradeceu o pai, dizendo que suas músicas teriam sido felizes e desinteressantes se as coisas tivessem sido mais fáceis.
“PAI” – FÁBIO JR.
É claro que “Pai”, do Fábio Jr., não ficaria de fora dessa lista. Um dos clássicos do cantor, a comovente canção foi tema da abertura da novela da Globo, Pai Herói, transmitida em 1979. O cantor também não teve uma das relações mais fáceis com o pai, Antônio Luís, mas antes da morte ele chegou a mostrar a música. Em entrevista no Altas Horas, ele disse: “cantei para ele e foi lindo, um encontro só nosso”. Anos depois, ele mesmo se emocionou ao ouvir a música cantada por seu filho, Fiuk.
- Fonte: Omelete