Mercado de patrocínios do futebol terá receita de US$ 57,99 bilhões até 2032, diz estudo

O mercado global de patrocínios do futebol, atualmente avaliado em US$ 39,36 bilhões, deverá atingir U$ 57,99 bilhões nos próximos oito anos. Segundo a agência Astute Analytica, a área terá um crescimento agregado anual de 4,4% entre 2024 e 2032.

A receita é um reflexo da popularidade do futebol, que atrai o interesse de grandes marcas globais. Empresas de diversos ramos, como vestuário, transporte aéreo e, mais recentemente, apostas esportivas, investem valores altos para terem suas marcas expostas em clubes, jogadores, campeonatos, entre outros.

De acordo com a pesquisa, um dos motores de crescimento do mercado de patrocínios no futebol é a expansão da base de fãs, acompanhada pela crescente demanda por exposição internacional das marcas e pelo aumento do investimento de países do Oriente Médio em clubes ao redor do mundo.

Tendências

A Europa segue dominando o mercado, sendo responsável por 34,9% das receitas totais. Entre os provedores dos patrocínios, empresas de bens de consumo rápido se destacam, com 45,5% de participação.

O estudo também aponta que as campanhas de ativação digital estão ganhando uma importância crescente nas campanhas, enquanto novas tecnologias, como criptomoedas e blockchain, aparecem como novas categorias de patrocínio. Outra tendência é o aumento da responsabilidade social e sustentabilidade nos patrocínios, com parcerias relacionadas a causas sociais e ambientais

Por fim, a dificuldade em medir o retorno sobre os investimentos e as potenciais mudanças geracionais de interesse foram citadas como os principais desafios a serem superados pelo mercado de patrocínios do futebol.

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
17°C
77% 0% 3m/s 180deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS