Mesmo em campanha, Hemosul fecha mês com baixo estoque de sangue

Doenças respiratórias estão entre as causas da diminuição de doadores

O Junho Vermelho, mês no qual a importância da doação de sangue ganha ainda mais destaque, termina com números preocupantes no Hemosul de Campo Grande. São poucas bolsas de sangue dos tipos O positivo e negativo.

A gerente de relações públicas do Hemosul, Mayra Franceschi, explica que antes das campanhas de doações havia uma queda de 70% a 80% no número de doadores durante esse período. Depois das ações realizadas em julho, em geral, os números melhoraram.

Porém, neste ano, não será alcançada a média necessária, uma das causas está associada ao clima mais propício para infecções de vírus respiratórios. O que impossibilita que os infectados façam doações.

Nesta sexta-feira (30), as bolsas de sangue tipo O- estão em 20% do que pede o estoque estratégico. Os estoques de O+ também estão baixos, suprindo somente 45%. O estoque estratégico corresponde a 42 bolsas.

As quedas no estoque não ocorrem somente com as tipagens mais raras, pois essas costumam ter um público receptor menor do que as comuns. Os pacientes oncológicos e grandes cirurgias, como as bariátricas e as cardíacas, consomem grande parte das doações. Assim, o estoque do Hemosul acaba ficando dependente dos pacientes internados.

O Hemosul fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, número 1.304, região central de Campo Grande. Neste sábado (1), a entidade estará aberta durante o dia todo, das 7h às 17h, sem fechar para almoço.

Quem pode doar – Para se tornar um doador é preciso ter entre 16 a 69 anos, sendo que aqueles que possuem menos que 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal. Também é possível fazer a sua primeira doação até os 60 anos, após essa idade apenas quem já fez as doações antes podem continuar doando.

Outro critério está relacionado ao peso, mesmo a lei permitindo que pessoas abaixo de 50 kg doem, o Hemosul MS aceita doadores com 51 kg ou mais. O órgão diz que isso foi acatado para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Também há um intervalo mínimo de tempo que deve ser respeitado entre as doações. Para os homens é de dois meses, sendo que podem doar quatro vezes no ano. Enquanto para as mulheres é de três meses, podendo realizar três doações durante o ano.

Antes das doações, é preciso estar bem alimentado, mas devem ser evitados alimentos gordurosos. Algumas doenças e remédios podem impossibilitar que a doação seja realizada, assim como as vacinas impedem temporariamente.

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
11°C
82% 100% 3m/s 150deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS